Henrique Amorim
Boa notícia para quem está com alguma ação cível na Justiça de Nova Friburgo e teve as primeiras audiências marcadas para daqui a dois ou três meses. Graças à Semana Nacional da Conciliação promovida pelo Poder Judiciário em todo o país—desde a última quarta-feira, 7, até o próximo dia 14—diversas audiências têm sido antecipadas com o intuito de se obter acordos entre as partes. Só no Juizado Especial Cível de Nova Friburgo (JEC) foram antecipadas pelo menos 75 audiências. Das 18 que eram realizadas diariamente nesta semana de conciliação, tanto a juíza titular Ana Paula Azevedo Gomes como as equipes de conciliadores que substituem os magistrados se revezam e a pauta de audiências não tem intervalos sequer para o almoço. Por dia são realizadas no JEC até 33 audiências de conciliação. Na 1ª Vara Cível do município, o ritmo também está bem acelerado. Lá 43 audiências foram antecipadas para esta “semana especial”.
Com o mutirão foram antecipadas em média 120 audiências só no JEC e na 1ª Vara. “Muitas delas estavam previstas para serem realizadas só em janeiro ou fevereiro de 2013. Na conciliação estimulamos o acordo, que é bom tanto para quem reclama quanto para quem é reclamado. Sempre que se recorre à Justiça há um desgaste natural. Só o fato de o cliente ter seu desejo satisfeito, como o conserto ou a troca de um aparelho com defeito, em muitos casos já é o suficiente e evita que o caso se desdobre na Justiça indo para sentença, gerando recursos e demorando ainda mais”, observa a juíza Ana Paula, que na Semana da Conciliação tem ressaltadas algumas empresas campeãs de reclamações no JEC, como grandes redes de magazines, eletroeletrônicos e operadoras de telefonia fixa e móvel e cartões de crédito.
“A maioria dessas empresas também tem interesse em negociar com os clientes insatisfeitos e tendo a participação da Justiça intermediando os acordos, a solução geralmente, e ainda bem, tem sido obtida com mais facilidade”, pondera a magistrada, que só no primeiro dia do mutirão realizou 15 audiências no período da manhã. Na Semana da Conciliação também foram antecipadas 19 audiências de instrução e julgamento só no JEC de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário