Sem Pierre e Zezinho, Psol abre mão de representação na Câmara

Direção do partido não reivindicará mandatos de vereadores friburguenses, que se desfiliaram por "animosidades ideológicas" com outros membros
terça-feira, 27 de novembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Pierre e Zezinho: do Psol para o PSB (Arquivo AVS)
Pierre e Zezinho: do Psol para o PSB (Arquivo AVS)

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) Nova Friburgo não vai reivindicar os mandatos dos vereadores Professor Pierre e Zezinho do Caminhão que, na última sexta-feira, 23, decidiram se desfiliar do partido alegando "animosidades ideológicas" com outros membros. A legislação eleitoral estabelece que o mandato pertence ao partido, portanto, o político eleito pode perder o cargo se  deixar a legenda.

Pierre e Zezinho deixaram o Psol após sofreram ataques nas redes sociais por questões como, por exemplo, não concordarem com o aborto. Em nota divulgada nesta segunda-feira, 26, o Psol disse que quer pessoas que representem as bandeiras do programa do partido.

“Temos orgulho de nossas posições e clareza para defendê-las. Em momento algum, os parlamentares deixaram de saber quais são as nossas bandeiras. Dessa forma, toda pessoa que se filia ao Psol sabe e aceita exatamente estar lado a lado nas trincheiras de luta do que acreditamos”, diz trecho da nota do Psol (confira íntegra abaixo).

Pierre e Zezinho filiaram-se ao PSB nesta segunda-feira, 26, informa a coluna Massimo. Na mesma ocasião o vereador Zezinho do Caminhão foi indicado líder do partido no plenário. A proporcionalidade da casa legislativa não foi alterada e não afeta os critérios para composição de chapa para a mesa diretora, cuja eleição ocorre nesta quinta-feira, 29,  nem tampouco os trabalhos da CPI que investiga contratos da Saúde já em andamento.

A filiação dos vereadores ao PSB veio acompanhada, segundo o Massimo, de um pedido de emenda encaminhado ao deputado federal Alessandro Molon, do mesmo partido, que pode variar entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos e materiais para implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica no Hospital Municipal Raul Sertã ou Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro.

A nota do Psol

“O Partido Socialismo e Liberdade – Nova Friburgo vem a público manifestar sobre a saída dos vereadores Professor Pierre e Zezinho do Caminhão. Como anunciado pelos parlamentares nos últimos dias, os vereadores eleitos pelo Psol Professor Pierre e Zezinho do Caminhão pediram desfiliação da sigla.

Nós do Psol queremos ao nosso lado pessoas que assumam suas posições com coragem e que representem as bandeiras que o nosso programa defende. Não acreditamos na política unilateral e somente teórica. Para nós, a prática do que defendemos tem que ser no dia a dia.

Toda filiação em nosso partido passa por um amplo e transparente diálogo. As nossas defesas, nos mais diferentes temas, não são escondidas. Muito pelo contrário! Temos orgulho de nossas posições e clareza para defendê-las. Em momento algum, os parlamentares deixaram de saber quais são as nossas bandeiras.

Dessa forma, toda pessoa que se filia ao Psol sabe e aceita exatamente estar lado a lado nas trincheiras de luta do que acreditamos!
Nós defendemos a democracia e a liberdade de escolha em todos os aspectos. Com isso, recebemos o pedido de desfiliação dos parlamentares com diálogo e também com a certeza que essa é a melhor decisão a ser tomada.

Apesar dos vereadores Professor Pierre e Zezinho do Caminhão terem sido eleitos pelo nosso partido, com a construção da nossa nominata, em debate com a executiva e militantes decidimos que não iremos reivindicar as vagas de seus mandatos, como a justiça eleitoral prevê.

Seguimos firmes com as nossas convicções, buscando uma sociedade mais justa e igualitária”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade