Pense em um jogo com todos os ingredientes de uma decisão. Arquibancadas lotadas, muitos gols, tensão, expulsão e emoção até o último minuto. Apesar da empolgação da torcida que lotou o Ginásio Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino, no último sábado, o grito de bicampeão só pôde ecoar de fato quando o cronômetro zerou e o placar apontou 6x5 para a Seleção de Nova Friburgo sobre o São José do Vale do Rio Preto. Desta forma, o time friburguense conquistou o título da Copa Intertv de Futsal da Serramar pelo segundo ano consecutivo e tentará a conquista inédita da Supercopa contra Cabo Frio e Rio das Ostras, os campeões da Região dos Lagos.
Nova Friburgo abre vantagem
O reencontro entre Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto na decisão trouxe à tona a rivalidade entre as duas torcidas. Não faltaram provocações e gritos de incentivo de ambos os lados - sempre de forma saudável - e este clima predominou em quadra quando a bola rolou. Não demorou nem um minuto para os visitantes soltarem o grito de gol. Aos 24 segundos, após cobrança de escanteio, São José abriu o placar. Animado pela vantagem, o time do centro-leste fluminense teve duas chances para ampliar o marcador, sempre com toques rápidos pelo meio e finalizações que assustaram o goleiro Maicon. Recuperado do susto, Nova Friburgo passou a ter mais a bola, mas esbarrava na ansiedade para converter o domínio em gols. Aos cinco minutos, entretanto, o talento de Gabriel Polessa, um dos destaques da equipe friburguense, desequilibrou a partida. O camisa três deixou Cordeiro em boas condições, e o pivô apenas deslocou o goleiro para empatar a partida.
A partir daí, a história mudou. Empurrado pela torcida, Nova Friburgo fez uma verdadeira blitz na quadra adversária e o gol da virada veio em forma de retribuição instantes depois: Cordeiro desmarcou Polessa, que acertou belo chute. O nervosismo mudou de lado, e a soberania do time da casa aos poucos foi traduzida em gols. Polessa, aos nove minutos, marcou um golaço de longa distância e fez 3x1.
O São José voltaria a ameaçar aos 12 minutos, em finalização defendida com segurança por Maicon. Pouco depois, Douglas salvou o segundo gol dos visitantes em cima da linha, e Maicon fez defesa espetacular com os pés, após finalização à queima-roupa. Nos minutos finais, Nova Friburgo desperdiçou dois contragolpes, mas conseguiu balançar as redes mais uma vez antes do intervalo. Douglas recebeu pela esquerda, arriscou e contou com uma falha do goleiro para fazer 4x1.
Reação do São José e emoção e até o fim
No início do segundo tempo, até pela vantagem construída na primeira etapa, a impressão era de que a Seleção de Nova Friburgo não encontraria maiores dificuldades para confirmar o título. Sem pressa, o time da casa trocava passes e esperava o tempo passar. Uma vez ou outra, quando decidia acelerar o jogo, criava situações: aos dois, Cordeiro recebeu na entrada da área, girou e foi travado na hora do chute. Pouco depois, Café experimentou e mandou por cima. De fato, os primeiros minutos foram mais tensos do que bem jogados. O São José partiu para as últimas cartadas e ameaçou em dois chutes interceptados por Maicon. A resposta veio na mesma moeda, em duas tentativas de Diogo defendidas pelo goleiro adversário. O cenário tornou-se ainda mais favorável a Nova Friburgo quando, aos dez minutos, o zagueiro e o goleiro visitantes bateram cabeça e a bola foi parar no fundo das redes - 5x1.
Sem alternativas, o São José do Vale do Rio Preto apelou para o goleiro-linha, e passou a ter cinco jogadores no ataque quando tinha a bola. As primeiras tentativas foram bloqueadas pela defesa friburguense que, bem postada, evitava inclusive as finalizações. Entretanto, bastou uma desatenção para o São José diminuir, aos 13 minutos. O gol renovou o ânimo adversário e Maicon passou a ser mais exigido. A partir de defesa sensacional do goleiro, que quase foi pego no contrapé, surgiu a oportunidade para o sexto, com a meta vazia. O chute, no entanto, não teve a direção certa. Nova Friburgo pagou caro e no ataque seguinte saiu o terceiro gol do São José. A trave salvou Maicon por duas vezes aos 17, mas uma falha de marcação, restando apenas um minuto, resultou no quarto gol.
Fim de jogo? Pelo contrário. Ainda deu tempo para Polessa marcar o sexto, levar a torcida ao delírio e esquentar os ânimos em quadra. O São José teve um jogador expulso, e ainda assim diminuiu o marcador para 6x5. Restando poucos segundos, Polessa perdeu a chance de marcar o sétimo, e o São José teve a posse de bola, mas não finalizou. Ao fim da partida, muita festa no ginásio e os gritos de "é campeão” se misturaram às provocações com o tradicional "vice de novo”.
Areal leva a melhor no sub-13
Na partida seguinte, Areal e Nova Friburgo disputaram o título da Copa na categoria sub-13. Dessa vez os visitantes levaram a melhor, venceram por 4x2 e conquistaram o troféu para a pequena cidade de pouco mais de dez mil habitantes.
A campanha
Nova Friburgo 9x0 Trajano de Moraes
Nova Friburgo 6x5 Duas Barras
Nova Friburgo 6x2 São Sebastião do Alto
Nova Friburgo 7x2 Teresópolis
Semifinal: Nova Friburgo 5x3 Madalena
Final: Nova Friburgo 6x5 S. J. V. Rio Preto
Gols marcados: 39
Gols sofridos: 17
Técnico exalta a vitória e elogia o adversário: "Valoriza a conquista”
Após o apito final, um misto de alívio e sentimento do dever cumprido. A Seleção de Nova Friburgo confirmou o favoritismo e faturou mais um título da Copa Intertv de Futsal. Dessa vez, com o gosto especial de levantar o troféu em casa. "Foi um jogo difícil. Sabemos da qualidade do time deles, e o São José quase empatou, mas no fim conseguimos o título”, analisou Gabriel Polessa, um dos destaques do torneio.
Emocionado, o técnico Luiz Felipe de Andrade foi bastante festejado pelos jogadores e encontrou dificuldades até mesmo para conceder entrevistas. O comandante destacou a manutenção do elenco de 2012 e elogiou a atuação do adversário. "O adversário valorizou muito a nossa conquista. Eles chegaram a todas as decisões, são tricampeões e temos que respeitá-los. Treinamos dia a dia e conseguimos melhorar o que estávamos errando em outras partidas. Mantivemos o mesmo grupo do ano passado e trouxemos alguns jogadores para reforçar. O resultado não poderia ser diferente”, comemorou.
Deixe o seu comentário