Segurança pública evolui no município, mas melhorias ainda precisam ser feitas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Segurança pública evolui no município, mas melhorias ainda precisam ser feitas
Segurança pública evolui no município, mas melhorias ainda precisam ser feitas

Leonardo Lima
Nova Friburgo é uma cidade mais segura. Se comparado o índice de criminalidade atual no município com o de uma década atrás, por exemplo, essa afirmação pode ser dita sem ressalvas. O número de homicídios caiu consideravelmente. Em alguns bairros onde o tráfico de drogas imperava, sem limites, a paz reina e tranquiliza os moradores. A quantidade de assaltos à mão armada também despencou nos últimos anos. Entretanto, não se pode dar por vencida a guerra contra a criminalidade. A Praça Getúlio Vargas, às escuras em alguns pontos, é palco constante da ação de meliantes. Registros de furtos de bolsas, celulares e outros pertences são comuns na 151ª DP. A presença de traficantes oriundos do Rio de Janeiro nas bocas de fumo do município também preocupa. O furto de veículos é outra prática criminosa ainda bastante observada. 
Um relatório divulgado recentemente mostrou que o índice de criminalidade nos sete municípios da Região Centro-Norte fluminense—que são compreendidos pelo 11º Batalhão de Polícia Militar e Coordenadoria de Polícia Civil—caiu no último ano. Os dados revelaram que os objetivos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública foram superados. 
De acordo com o comandante do 11º BPM, o tenente-coronel Marcelo Freiman, a maior parte das ocorrências está relacionada, justamente, aos roubos em vias públicas. No entanto, mesmo nesse quesito, houve uma melhora. Em 2011 a meta era de 156 ocorrências envolvendo pedestres, ônibus e furtos de celulares. Porém, foram registradas exatas 100, o que significou a superação de 36% da referida meta. Em relação, latrocínios (roubos seguidos de mortes), auto de resistência e lesão corporal, o índice de redução foi de 23%. Já o número de furtos de veículos caiu 17%.
Embora ações repressivas de combate à criminalidade sejam essenciais, medidas preventivas também são extremamente necessárias. Oferecer condições dignas de habitação, gerar oportunidades de inclusão social a crianças e adolescentes, além de oferecer à juventude acesso ao mercado de trabalho, são iniciativas que podem, sim, transformar Nova Friburgo na cidade da família. Que a união propagada pelo prefeito Rogério Cabral e a vice Grace Arruda, ao longo de toda campanha, também esteja presente entre a população friburguense e órgãos responsáveis pela segurança pública do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade