Segurança doméstica: veja dicas para minimizar os riscos de ter a casa roubada

terça-feira, 06 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Uma das grandes preocupações de quem faz uma viagem, principalmente em tempos de férias, é com a segurança da residência. Quando se mora numa casa, o medo de roubo aumenta ainda mais. Tem também aqueles que possuem as chamadas casas de veraneio, muito comuns em Nova Friburgo décadas atrás e também alvos constantes de ladrões. Mas o que fazer para evitar ou pelo menos minimizar as chances de ser vítima deste crime? Vários são os conselhos, inclusive de seguradoras. Os cuidados, entretanto, têm que virar hábito, uma prática diária, e não só em ocasiões especiais, quando a família for fazer uma viagem, por exemplo. Vale lembrar também que a criatividade dos bandidos é muito grande, portanto, é melhor abandonar os "achismos” — afinal, é difícil pensar da mesma forma que esses "profissionais” do crime — e seguir o conselho de especialistas. Por exemplo, muitas vezes pessoas aparentemente inofensivas, como mulheres, crianças e idosos, é que fazem o papel de olheiros, ou seja, observam a rotina dos moradores ou turistas, e passam as informações para os assaltantes: quantas pessoas há na casa, modelo e cor do carro, se costumam deixar o portão aberto, se tem cachorro, etc. Até mesmo aquele "coitadinho” que bate à porta pedindo um dinheiro ou comida pode ser um bandido ou olheiro. Portanto, nada de deixá-lo entrar nem dar chances para ele te render.  

Os objetos mais visados pelos ladrões são eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, joias, além de cheques e dinheiro. Quando o crime é executado por ladrões armados, seja de dia ou à noite, é comum que eles surpreendam as vítimas quando essas estão chegando ou saindo da residência. Depois de recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fugir. Veja algumas dicas, não só para o período de férias como para o dia a dia: 


  • Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Os delinquentes valem-se de nossos descuidos.
  • Procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferencialmente instaladas no lado interno. Faça o mesmo em relação a todas aquelas que possam ser alcançadas. 
  • Os arrombamentos são mais frequentes através dos acessos dos fundos, portanto, proteja-os, isolando as dependências dessa parte da casa durante a noite trancando as portas intermediárias.
  • Se sua casa faz divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para assustar os bandidos. 
  • Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação. 
  • Mantenha a parte externa da casa bem iluminada, até mesmo com holofotes.
  • Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares ou o vizinho mais próximo quando for deixar um deles entrar. 
  • Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 7h às 9h ou das 18h às 20h.
  • Nada de conversa com o portão aberto. Em vez de ficar conversando do lado de fora, entre, tranque o portão e depois comece a conversa em um local seguro
  • Ao chegar de carro, cuidado na hora de abrir o portão. Muitos assaltos se dão neste momento, quando o motorista é rendido. Instalar um portão automático para diminuir o seu teu tempo de exposição na rua é uma medida bastante eficaz. Vale ressaltar que, quando for sair, é fundamental verificar se o portão fechou completamente.
  • É comum quem mora em apartamento, principalmente quando não há porteiro ou na ausência dele, deixar algum estranho entrar. Alguns bandidos simulam que estão tocando o interfone ou procurando as chaves da portaria, por exemplo. Tem ainda os falsos entregadores de pizza ou de remédios. 
  • Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço. Em caso de dúvida, consulte a Polícia Civil.
  • Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. 
  • Se você mora numa região em que está havendo muitos assaltos, invista em um sistema de segurança com os vizinhos. O ideal é que todas as casas instalem câmeras, assim os equipamentos sairão mais baratos. 
  • Você pode optar por ter um Botão do Pânico. O mesmo controle que abre o seu portão pode conter um desses, que avisa às residências se algo estiver acontecendo. Então, o morador dessa outra residência liga para a polícia. 
  • É bom lembrar que equipamentos como alarmes sonoros e/ou luminosos precisam ser testados periodicamente. Para sua melhor segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, reconheçam-nos com facilidade e possam ajudar em caso de perigo.
  • Não guarde grandes valores em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora de seus aposentos.
  • Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização do posto policial mais perto do seu bairro. Instrua seus familiares e empregados sobre como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.
  • É comum, nas casas de veraneio, se deixar bicicletas, botijão de gás, churrasqueiras etc, do lado de fora, o que é um convite para os chamados "ladrão de galinha”, ou seja, aqueles que se contentam com pequenos furtos. Além de deixar todos os objetos dentro de casa, reforce portas e janelas.
  • Não exponha nas redes sociais informações como o destino da viagem e o tempo previsto de ausência pois alguns criminosos podem acessar essas informações.
  • Por fim, nunca reaja a um assalto. Tenha em mente que sua vida e a de sua família é mais importante do que bens materiais. Normalmente um assalto é feito de forma rápida, ou seja o bandido também tem pressa de ir embora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Segurança
Publicidade