A Segunda Igreja Batista de Nova Friburgo recebe neste fim de semana o 29º Congresso de Diáconos do Estado do Rio de Janeiro. Para conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados pelos diáconos do estado, o público poderá participar da programação, que tem início hoje, 14, às 19h30, e no sábado, 15, das 9h às 11h30, das 15h às 16h e das 19h às 21h. O congresso terá a participação de 700 diáconos representados pelas igrejas evangélicas de todo o estado do Rio e tem como objetivo enfatizar o tema Aperfeiçoamento do diácono na mordomia e na obra de evangelização.
O evento receberá os preletores e pastores José Maria de Souza, da Igreja Batista da Barra, na capital do Rio de Janeiro, Nilton Antonio de Souza, missionário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, João Falcão Sobrinho, emérito da Igreja Batista em Irajá, Rio de Janeiro, João Emílio Cútis Pereira, da Primeira Igreja Batista em Irajá, e João Marcos Barreto Soares, diretor executivo da Junta de Missões Mundiais.
Com a diretoria, conselho e coordenadores, a abertura contará com a entrada de bandeiras, Hino Nacional Brasileiro, aprovação do programa, expediente, além do tema, divisa e hino oficial dos diáconos. No sábado a programação prevê a participação de conjuntos musicais da Associação Batista Fluminense e mensagem com o pastor Emílio Cútis Pereira, das 9h às 11h30. Entre 15h e 16h o pastor João Falcão Sobrinho abordará o tema O diácono e a mordomia, e o pastor Nilton Antonio de Souza o tema O diácono e a obra da evangelização. À noite o público poderá acompanhar a finalização do programa, a partir das 19h, com a participação do Quarteto Louvor e a mensagem do pastor João Marcos Barreto Soares.
O convite para a realização do congresso em Nova Friburgo foi formulado pela Associação dos Diáconos da Associação Batista Serrana. A Segunda Igreja Batista em Nova Friburgo, então liderada à época pelo pastor Dejalmir Waldelm, aceitou hospedar o evento. A proposta do Congresso, além do congraçamento, é discutir como esses oficiais poderão exercer com maior eficiência a sua atuação nas igrejas.
O trabalho dos diáconos
Diáconos, ao lado do pastor, são os oficiais reconhecidos como bíblicos pelos batistas e têm a função primeira de cuidar dos necessitados da comunidade, especialmente dos ‘domésticos da fé’, ou seja, daqueles ligados à igreja. “É natural que sejam solicitados para atuar em várias áreas da liderança da igreja, o que faz com que exerçam de forma expressiva vários cargos, além do diaconato”, explicou o pastor Nilson Gomes Godoy, líder da Segunda Igreja Batista.
Deixe o seu comentário