Thereza Freire Vieira
Algumas pessoas se esforçam para relaxar, mantendo a mesma preocupação com tempo, produtividade e atividade que demonstram em seus padrões de vida cotidiana. Não sabem desligar seus relógios internos e obter satisfação. Levam para os passeios de fim de semana todo o seu trabalho da semana inteira. Parecem ter vergonha de estarem sem fazer nada.
O segredo para se conseguir os melhores resultados para relaxar é descobrir as atividades que dão prazer e, quando você as praticar, empenhe sua energia em obter total bem-estar físico e mental. Se sua distração resulta em produção artística, habilidades musicais, aprimoramento da educação, um físico melhor, ou o que quer que seja, isto é ótimo. Experimente algo novo e diferente.
Verifique várias atividades comunitárias disponíveis em departamentos de recreação, programas de educação para adultos, oportunidades de trabalho voluntário, cursos universitários etc.
Considere a prática de exercício, como caminhar nas proximidades de sua casa ou em parques, dançar! andar de bicicleta, nadar, praticar jardinagem, jogar boliche etc.
Para os que tenham melhor preparo físico, o exercício mais intenso pode ser o mais eficiente como correr, jogar tênis e outros.
Tente técnicas de relaxamento mental para criar a sensação de paz e tranquilidade de corpo e espírito. Uma das técnicas consiste na contração e relaxamento de sucessivos grupos musculares, das pontas dos pés até os músculos da testa e do pescoço.
Após descobrir sua técnica preferida de relaxamento, planeje dedicar-lhe pelo menos meia hora por dia.
Encontrar técnicas de relaxamento pessoal não é meramente um passatempo. É essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer um. Devem dar a si mesmos oportunidades de relaxar, se quiserem conservar seu equilíbrio mental, em períodos estressantes ou agendas lotadas ...
Para se conseguir um bom relaxamento é preciso colocar-se numa posição confortável. Pense em relaxar e seu subconsciente fará o resto.
(*) – Médica Geriátrica e escritora
colaboradora de jornais e revistas
Deixe o seu comentário