Secretário visita equipamentos públicos turísticos que precisam de atenção especial e de emergência

quinta-feira, 26 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O secretário de Turismo, Sergio Madureira, acompanhado do subsecretário de Serviços Públicos, Cláudio Valério Moreira, visitou na manhã de quinta-feira, 19, o Departamento Pró-Eventos, na Lagoinha; o Horto Municipal, no Vale dos Pinheiros; o Parque Juarez Frotté, na Cascatinha; e o Véu de Noiva, em Furnas do Catete. O objetivo foi diagnosticar os problemas mais graves, para que medidas emergenciais sejam adotadas.

No Pró-Eventos, que o secretário Sergio Madureira passou a chamar de Fábrica de Eventos, foi encontrada uma situação dramática: muitas roupas podres, uma montanha de calçados, mau cheiro, poeira e materiais em precário estado de conservação. “Impossível respirar a cinco metros de distância, meus olhos ficaram logo irritados. É preciso limpar tudo, urgentemente. Caso contrário, não tem como os funcionários trabalharem. Como está, colocamos a vida deles em risco. É desumano. Vamos mudar o nome e o astral”, disse o secretário.

Tendo ciência de que muitos gradis encontram-se espalhados pelo município, o secretário determinou imediatamente que eles sejam recolhidos e guardados na Fábrica de Eventos, onde serão identificados, arrumados e passarão por manutenção, assim como os demais materiais encontrados no local, para que possa atender as futuras solicitações da comunidade.

Encontradas mais de 350 estruturas

Na visita ao horto, o secretário de Turismo encontrou cerca de 350 estruturas de ferro para montagem de arquibancadas jogadas em um canto, material este que também será levado para a Fábrica de Eventos. “Um enorme absurdo. A cidade precisando deste equipamento, que imaginávamos nem possuir mais, e encontrá-los aqui nesta situação”, disse o secretário, que, anteriormente, em função de diversas ações, ainda não havia percorrido os locais sob a responsabilidade de sua pasta. “Ainda bem que resolvemos verificar a tempo de poder recuperar esse material, que poderia ser mais um a se depreciar, entre tantos outros equipamentos entregues ao atual governo. É preciso ter mais zelo e cuidados com os bens patrimoniais do município, que são na verdade do povo”, disse.

Para o subsecretário Cláudio Moreira, de Serviços Públicos, o ideal é que o local seja totalmente reestruturado e, quem sabe, ser transformado no Jardim Botânico de Nova Friburgo, assim também como o Parque Municipal Juarez Frotté.

Sergio Madureira percorreu todo o parque municipal, que tem, aproximadamente, 600 metros quadrados, com Cláudio e o administrador local, Carlos Machado. Os principais problemas identificados foram a falta de segurança e de manutenção dos equipamentos, como churrasqueiras fixas, bancos e mesas em madeira, banheiros (feminino e masculino) e brinquedos.

“A presença de um guarda municipal permanente na guarita, logo na entrada do parque, e um guarda ou policial circulando, com certeza é muito importante. O parque é lindo, mas, além de infraestrutura, temos que oferecer segurança aos usuários”, comentou o secretário. Segundo o administrador Carlos Machado, nos fins de semana com sol o parque chega a receber mais de 700 pessoas, a maioria turistas.

Sergio também planeja que a cantina seja ativada para atender aos frequentadores com a venda de refrigerantes, água e lanches, e Cláudio sugeriu que os friburguenses possam agendar a utilização do espaço para pequenas comemorações. No parque há também uma grande área para estacionamento, práticas esportivas e holísticas, como tai chi chuan, kung fu e futebol, além de trilhas que levam a um mirante de onde se pode avistar a cidade. “O turismo interno é fundamental. Os friburguenses precisam conhecer lugares como este e desfrutar da beleza, da tranquilidade. É uma espécie de jardim botânico, ideal para passear com a família”, justificou o secretário.

Assim que saíram do parque, Madureira lembrou-se da cachoeira do Ananias, no alto do Caledônia, que teve seu auge nos anos 80/90, e resolveu ir até o local, onde encontrou os portões fechados com um cartaz que dizia que a piscina do Ananias passaria por reformas. O secretário está disposto a localizar o filho do proprietário (este falecido) para conversarem sobre o espaço, que, segundo ele, merece ser reaberto para atender aos friburguenses e turistas. “Precisamos recuperar esse espaço, que é um verdadeiro santuário. O local é muito bonito e agradável. Seu Ananias sabia receber, era carismático, gentil, um exemplo”, comentou.

Em seguida, o secretário de Turismo foi ao Véu de Noiva, onde também identificou alguns problemas como falta de capina, iluminação, limpeza permanente da área, entre outros. “Infelizmente, não temos como fazer tudo de uma vez, mas os cartões-postais da cidade receberão a atenção devida; são cenários cinematográficos que a população precisa conhecer e frequentar. Mas, para isso, precisamos trabalhar juntos, tanto Turismo quanto Serviços Públicos, e em parceria com as outras empresas e serviços que atendem ao município, como EBMA, Energisa, Polícia Militar, entre outros. Temos que pensar Nova Friburgo como um todo”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade