Secretário estadual vistoria obras no Rio Bengalas

André Correa também anunciou intervenções em Duas Pedras e no Centro
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
por Márcio Madeira
Secretário estadual do Ambiente, André Corrêa (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Secretário estadual do Ambiente, André Corrêa (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O secretario estadual do Ambiente, André Corrêa, visitou Nova Friburgo na manhã de ontem, 14, para vistoriar o andamento das obras às margens do Rio Bangalas. Durante o acompanhamento dos trabalhos o secretário teve a companhia do prefeito Rogério Cabral e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Damazio. Ao término da avaliação, a reportagem de A VOZ DA SERRA ouviu com exclusividade os depoimentos dos três envolvidos.

“O ritmo das obras já foi retomado. Conseguimos a liberação dos recursos para financiar a próxima etapa, e os trabalhos estão fluindo. Nossa meta é que até meados do ano que vem esta primeira etapa seja encerrada. Em breve também vão começar as obras de recuperação ao longo de dois quilômetros no Córrego Dantas”, anunciou André Corrêa.

O prefeito Rogério Cabral foi outro a comemorar o andamento dos trabalhos e declarou: “Foi fundamental a vinda do deputado André Corrêa, hoje secretário do Ambiente, até porque é ele quem está nos ajudando a dar andamento a estas obras. Num momento em que a maioria das obras do país estão paradas, a nossa aqui está a todo vapor. E isso acontece graças a um entendimento que nós tivemos com o governador Pezão e com o ministro Kassab, que também é do nosso partido (PSD), assim como o secretário André Corrêa. No início do ano nós explicamos ao ministro a importância desta obra, e a necessidade de que ela seja concluída”.

Rogério Cabral lembrou também que foi reforçado o pedido à presidenta Dilma, e ela também solicitou que a obra fosse continuada, quando esteve em Nova Friburgo mês passado. “Esta é uma frente de trabalho fundamental, que trata do principal eixo de drenagem da cidade, englobando o Rio Bengalas e o Dantas. O secretário ficou muito feliz com o andamento das obras. Já estamos chegando à ponte em Duas Pedras, onde esta etapa termina, e já temos também uma antecipação muito boa no lado da Avenida Roberto Silveira. Esse foi um pedido meu, de que nós antecipássemos o lado da avenida justamente para evitar engarrafamentos. O fluxo de veículos ali é muito grande, e as retensões atrapalham muito a vida dos motoristas, e também dos ônibus, que não conseguem cumprir o horário", complementou o prefeito.

O presidente da Câmara, Marcio Damazio, fez questão de ressaltar as parcerias que dão suporte às obras. “A avaliação é muito positiva. O secretário André Corrêa tem sido um grande parceiro, e esta é uma das principais obras em andamento no país atualmente, neste cenário de crise. Os trabalhos estão em ritmo acelerado, e isso reflete o empenho que o secretário está tendo, junto ao ministro Gilberto Kassab. A previsão é de que o primeiro estágio possa ser concluído até meados do próximo ano, e ficamos muito felizes com isso. É preciso ressaltar que o secretário tem ajudado a dar continuidade a estas grandes obras, mas também tem dado muito apoio às pequenas intervenções, como a dragagem dos rios na zona rural”, exemplificou Damazio. Ele citou também que há máquinas do Inea fazendo a limpeza de diversos córregos que foram afetados na época da tragédia, melhorando o cenário para a agricultura. “Com essas chuvas recentes, se não fosse pela dragagem nós já teríamos tido perdas muito grandes na lavoura. É como eu sempre digo: o importante é continuarmos a trabalhar através destas parcerias”, observou o presidente.

Projetos futuros

O secretário e o prefeito falaram também sobre obras que devem sair do papel nos próximos meses.“Nós ainda estamos em dívida com Nova Friburgo”, admitiu André Corrêa. “Até março de 2016, se tudo correr bem, iremos fazer a licitação da drenagem no entorno do hospital São Lucas, em Duas Pedras. É uma obra importante, porque com a tragédia de 2011 toda aquela rede de drenagem foi embora. E também é cara, vai custar cerca de R$ 40 milhões. O prefeito Rogério Cabral também fez um pleito e vamos fazer um convênio em relação à Rua Farinha Filho envolvendo a Prefeitura e o governo do estado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). A Prefeitura já tem o projeto executivo, então os trâmites estão avançados”, disse Corrêa.

Rogério Cabral adotou discurso parecido: “A principal novidade, na qual temos trabalhado muito, é a questão da drenagem em Duas Pedras. Toda a captação da água nos arredores do Hospital São Lucas e o encaminhamento até o rio. Essa obra foi liberada pela Caixa Econômica, o edital de licitação está sendo elaborado, vai para o Tribunal de Contas, e nossa expectativa é de que até março ela já possa ser licitada”, explicou. “E a outra obra é a que vai captar toda a água que escoa pela Rua Farinha Filho, vindo do Tingly, do Bairro Suíço e das Braunes. Havia um projeto muito grande e nós o dividimos em duas etapas. Nós temos agora a possibilidade de fazer o convênio, e o Fecam está colocando os recursos no município. Vamos licitar essa obra, para resolver um problema que já vem de muitos anos. Ainda não posso dizer que já está garantida, porque só estará garantida depois que assinarmos o convênio”, informou o prefeito.

Ele, no entanto, acredita que com esse investimento não deverá se resolver 100% dos problemas das águas no centro da cidade. “Entre 70 e 80% é uma margem realista para esta obra que vai pegar desde a Rua Farinha Filho em frente à Câmara, vai passar pela Praça Getúlio Vargas, descer pela Rua Dante Laginestra e levar até o Rio Bengalas”, observou.

A pedido da vereadora Vanderléia Lima, o secretário estadual também prometeu enviar uma equipe para vistoriar pontos de assoreamento no Córrego Dantas. “Eu pedi ao diretor de recuperação ambiental do Inea, que vai continuar em Nova Friburgo, para que vá visitar o local com a vereadora. Possivelmente teremos que fazer algum serviço emergencial, uma vez que mais tarde as obras vão passar por ali e vão resolver definitivamente aquela área”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Consórcio Rio Bengalas | Rio Bengalas
Publicidade