Nova Friburgo foi o primeiro município da Região Serrana a organizar um Conselho Comunitário de Segurança nos moldes da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Este ano, outros sete conselhos foram organizados, todos ligados à área de atuação do 11º BPM. O secretário de segurança José Mariano Beltrame veio pessoalmente diplomar as diretorias dos conselhos.
A solenidade aconteceu no teatro do Sesc, na manhã de terça-feira, 27, e contou, além do secretário Beltrame, com o subsecretário Roberto de Sá, o presidente do Instituto de Segurança Pública tenente-coronel Paulo Augusto Teixeira e a coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, delegada Edna Pinto de Araújo. Também estiveram presentes o coordenador regional de Polícia do Interior, delegado Cláudio Luis Góis da Silva e o comandante do batalhão Tiradentes (11ºBPM) tenente-coronel James de Barros.
Algumas autoridades dos municípios envolvidos marcaram presença no evento, entre elas o prefeito de Nova Friburgo Heródoto Bento de Melo que permaneceu no local somente até a apresentação do Hino Nacional. O secretário de Ordem Urbana do município, coronel Hudson de Aguiar Miranda foi convidado pelo secretário Beltrame a também fazer parte da mesa que dirigiu a diplomação.
Todas as autoridades proferiram breves discursos sobre a importância dos conselhos na relação entre a comunidade e as polícias civil e militar. O secretário Beltrame discorreu sobre a atuação dos conselhos junto ao poder público em busca de soluções para a segurança pública. Um dos assuntos que ele citou foi a polêmica sobre a construção da Delegacia Legal, afirmando que este não é mais um assunto da Secretaria de Segurança, mas sim da Emop, que recebeu a verba e é quem tem, a responsabilidade sobre a obra. “Não entendo porque uma cidade como Bom Jardim já tem uma DP Legal e Nova Friburgo não”, destacou alegando que este foi um dos motivos que fez com que ele pedisse ao governador que retirasse a Emop da secretaria que comanda.
Em seguida passaram a ser diplomados os membros da nova diretoria do conselho de Nova Friburgo, formado por Fany Zissu (presidente), Manuel Joaquim de Carvalho Ferreira (vice), Luzia Carvalho de Mello (1ª secretaria), Hermelina Oscarina Schuenck (2ª secretária), e os diretores Eliana de Oliveira Pólo, Carlos Alberto Braga, Saádia Cristina Bastos Silva Santos e os membros da comissão de ética Delacir Rangel da Silva, José Luiz Guimarães Ferreira, Carlos Luiz Ramos Pecci e Hélio Arantes de Carvalho Borges.
Encerrando a solenidade foram entregues também os diplomas aos integrantes dos conselhos das cidades de Cordeiro, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Duas Barras, Bom Jardim e Cantagalo.
Nota sobre a participação do prefeito em evento da Polícia Militar
Atendendo a convite do 11º Batalhão da Polícia Militar, recepcionei, nesta manhã, o senhor secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, na sua chegada a Nova Friburgo para participar da solenidade de diplomação dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança dos municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.
Lamentavelmente, o protocolo responsável pelo cerimonial da diplomação não distinguiu o prefeito de Nova Friburgo para a mesa oficial dos trabalhos.
O prefeito então permaneceu até a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, subiu ao palco, pediu licença ao senhor secretário para se retirar e disse as seguintes palavras: “Senhor secretário, peço licença, porque aqui não há lugar para o prefeito de Nova Friburgo”. E, logo em seguida, saiu do ambiente.
O prefeito lamentou o ocorrido, declarando que tal omissão não é um desrespeito pessoal a ele, mas ao município, que sediou a cerimônia e, portanto, não poderia ter sido preterido do evento.
Deixe o seu comentário