Secretário de Esporte fala sobre metas para 2013

quinta-feira, 03 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O Secretário Municipal de Esportes, Renato Satyro, falou brevemente sobre o que a população de Nova Friburgo pode esperar da atual Secretaria de Esporte na gestão Rogério Cabral. Segundo disse, “muito trabalho e muitas obras”.
Renato falou que apesar de os recursos previstos no orçamento municipal para sua pasta serem pequenos para se fazer eventos, ele disse que em 2012 não foi diferente, e que sua secretaria procurou através das muitas parcerias com a iniciativa privada compensar as carências, o que possibilitou realizar muitos eventos, como motocross, eventos de luta, downhill, Copa Rio, inter-colegial e outros mais.
Parcerias com o governo federal, através de emendas, foram outras fontes de recursos que possibilitaram a construção e recuperação de quadras, a construção de coberturas e academias da terceira idade. “Mas faremos mais, porque agora temos tempo para planejar com calma. Graças aos quatro anos pela frente poderemos planejar a curto, médio e longo prazo. O prefeito Rogério Cabral me pediu para olhar, principalmente, para as crianças e os idosos. Trabalhar na manutenção dos núcleos de terceira idade, onde já existem, e ampliar ainda mais para outros bairros. E isso vale para as escolinhas esportivas também”, informou.
Sobre os eventos, Renato Satyro disse que vai manter os que já são realizados, mas que existem projetos para serem lançados. “Pretendemos montar uma arena de praia, com areia, para a realização de futevôlei e beach soccer. Outro grande projeto para 2013 será a contratação de uma empresa para a instalação de ciclovia na cidade, que é um pedido da população.”
A busca de recursos estaduais e federais é meta do secretário. Segundo disse, ele tentará conseguir verbas para a construção de quadras em localidades onde elas ainda são uma carência.  Outras duas ações que pretende fazer, em 2013, será fechar a Via Expressa em dias determinados da semana para atividades de lazer e de recreação. “Rogério Cabral falou isso, comigo, pessoalmente.” A outra ação será a execução de colônias de férias em unidades escolares da rede municipal, em julho.
Sobre a pista de skate no bairro Ypu, que não foi inaugurada porque o Ministério do Esporte não depositou o dinheiro, Renato disse que se empenhará para efetivar a sua conclusão, nem que para isso se tenha que utilizar recursos próprios. No entanto, o secretário revelou que já foram licitados 600 mil reais para reforma de oito quadras e que existe outra emenda para a construção de pista de skate em Conselheiro Paulino, ao lado do Ginásio Alberto da Rosa Pinheiro. “Vamos desapropriar um terreno no Catarcione, para instalar uma quadra poliesportiva e temos projeto para um campo com grama sintética, ao lado do ginásio de Olaria, Adhemar Combat.”
Renato disse que buscar recursos é uma atitude obstinada sua. Ele contou que conseguiu 116 mil reais para a aquisição de uma van que será utilizada por equipes que participam de competições fora do município, que muitas vezes deixam de representar a cidade por falta de transporte.
“Outro grande projeto, na ordem de dois milhões de reais [recursos federais], é o PEC [Praça de Esportes e Cultura] em Olaria, no parque da Via Expressa. Fazem parte desse projeto a criação de um anfiteatro, de uma quadra coberta, uma pista de skate, aparelhos de ginástica, salas de aula, etc. “Esse é um grande presente para um dos bairros mais populosos da cidade. A prioridade da secretaria de esportes é a qualidade de vida.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade