As unidades escolares da rede municipal de ensino começaram a receber diversos novos equipamentos e materiais em reposição àqueles inutilizados em função da tragédia de janeiro, além de produtos de uso contínuo. Várias licitações foram feitas ao longo do primeiro semestre e, após conclusão de todos os trâmites administrativos, o depósito central da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME) vem recebendo geladeiras, fogões, máquinas de secar roupa, aparelhos de som, armários, gaveteiros, colchões, material didático, produtos de limpeza, carrinhos de bebê, entre outros itens.
O secretário de Educação Marcelo Verly esteve no depósito em Córrego Dantas, na última quarta-feira, 17, para conferir a qualidade dos produtos entregues e, em seguida, se dirigiu às creches Franz Haug, Adriano Affonso Freitas e Santa Terezinha, na região de Conselheiro Paulino, que após a tragédia passaram a dividir o mesmo prédio, embora alocadas separadamente, onde já funcionava a creche Franz Haug. As unidades receberam geladeira, máquina de secar roupa, armário e aparelho de som. As diretoras Aline de Paula Andrade, Delcimar Knust Knupp e Paloma de Jesus Almeida Pinheiro, respectivamente, além de dirigentes e pessoal de apoio, agradeceram ao secretário e externaram sua alegria ao receber os novos equipamentos.
A última creche visitada por Verly foi a Brasilina da Rocha Teixeira, onde a diretora Valéria de Castro Caetano aproveitou a oportunidade para falar da sua ideia de reformar a creche, criando mais um espaço na parte superior para aumentar as possibilidades de atividades para as crianças.
Apesar de todo o tempo que se leva montando uma licitação até a entrega dos produtos, o secretário se disse contente por poder, finalmente, viabilizar o atendimento das demandas.
Verba federal para reconstrução de escolas e reposição de materiais didáticos e permanentes ainda não chegou a Nova Friburgo
Duas semanas após a tragédia, o secretário de Educação Marcelo Verly enviou dossiê contendo todos os prejuízos que a rede municipal de ensino teve em Nova Friburgo—solicitando ajuda ao Ministério da Educação (MEC) para a reposição de tudo o que havia sido perdido em equipamentos e material didático, recuperação das unidades atuais e construção de novas escolas e creches. Até agora, a única ajuda proveniente do governo federal, diretamente para a SME, foi o aumento do número de escolas atendidas pelo programa Mais Educação, de 16 para 66 unidades atendidas. Por isso, a Secretaria de Educação teve que realizar por conta própria diversas licitações para repor materiais e patrimônio perdidos. Verly tem cobrado, insistentemente, a liberação da verba que o governo federal enviou ao governo estadual em 11 de maio para recuperação das escolas atingidas pela tragédia e outras ações, o que permitirá recuperar a estrutura física das unidades escolares do município.
Deixe o seu comentário