Secretário de Educação reúne diretores de escolas e creches para orientar a aplicação correta dos recursos federais do PDDE

sexta-feira, 19 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Secretário de Educação reúne diretores de escolas e creches para orientar a aplicação correta dos recursos federais do PDDE
Secretário de Educação reúne diretores de escolas e creches para orientar a aplicação correta dos recursos federais do PDDE

(SECOM) Com o depósito de quase R$ 650 mil para as mais de 130 escolas e creches da rede municipal de ensino, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal, o secretário municipal de Educação Marcelo Verly realizou na última terça reuniões com diretores de todas as unidades para instruir sobre a forma de aplicação dos recursos de acordo com as prioridades de cada escola e com base no que foi levantado pelas comunidades nas audiências públicas realizadas pela secretaria nos meses de maio, junho e julho.

O secretário aproveitou para falar da liberação da verba do governo federal destinada aos municípios atingidos pela tragédia para uso exclusivo da educação e das solicitações já feitas de liberação de recursos para Nova Friburgo recuperar cinco unidades atingidas na catástrofe e construir quatro centros de educação integrada (Ceinf), o novo modelo de escola que será implantado no município.

A responsável pelo setor de estatística, Xarline Inácio Pimentel, esclareceu diversas dúvidas e lembrou vários procedimentos que devem ser adotados para que a prestação de contas seja feita com tranquilidade. A gestora explicou também em quais situações o chamado PDDE Campo — recursos somente para escolas rurais — poderá ser utilizado. Xarline pediu que todos os diretores enviem cópia das atas das reuniões com as comunidades em que será definida a destinação dos recursos, para que a Secretaria possa saber, antecipadamente, onde a verba será aplicada.

A gestora do setor de educação especial Fátima Pereira também esclareceu alguns procedimentos acerca do PDDE para as unidades que receberam parte da verba para ser utilizada em acessibilidade.

A reunião contou também com a presença de Paulo Roberto de Souza, da Agenda 21, que falou da importância da educação em relação à preservação do meio ambiente e contou da sua satisfação em poder entregar, para cada escola, um exemplar do livro da Agenda 21 Nova Friburgo, lançado recentemente, um belo trabalho com o patrocínio da Petrobras.

Marcelo Verly encerrou a reunião ressaltando que a verba do PDDE irá ajudar, e muito, na solução de pequenos problemas com mais agilidade do que a própria secretaria. “A autonomia que as escolas têm para utilização do PDDE permite agilizar uma série de compras, serviços ou reformas, que demorariam muito mais para acontecer através da secretaria em função do processo burocrático inerente a qualquer prefeitura”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade