Em operação iniciada às 7h da última sexta-feira, 6, equipes da Guarda Municipal, Departamento de Posturas e das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Ordem Urbana dirigiram-se à Via Expressa José Pires Barroso, nas proximidades do bairro do Cônego.
Ali, à beira da via, já há algum tempo, vinha se acumulando uma montanha de detritos e sucata de metal identificada pela fiscalização de posturas.
A operação, planejada e coordenada pelo Subsecretário da Guarda Municipal e Posturas, André Luis Santos, objetivou promover a remoção total do material e autuar o responsável pela degradação daquele espaço público.
No local foi abordado um morador, que declarou residir naquele espaço há aproximadamente 20 anos e que trabalha com recolhimento e venda de sucata. O morador, com ânimo exaltado, recusou-se a colaborar com a fiscalização.
O subsecretário solicitou apoio preventivo da Polícia Militar, que, atendendo prontamente, enviou uma guarnição ao local. Pacificados os ânimos, iniciou-se a remoção do material com o uso de um caminhão e pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos.
A quantidade de detritos acumulada lotou três caminhões e foi levada ao aterro sanitário.
O coordenador da operação solicitou ainda o apoio da Secretaria de Olaria para varrição do local após a retirada do material. “Devolvemos assim, à cidade, mais um espaço verde limpo”, disse o subsecretário, André Luis, informando ainda que as operações serão intensificadas por toda a cidade e que os donos ou ocupantes de terrenos estão sujeitos à autuação e multa que pode, no primeiro momento, alcançar até R$ 1.900, dobrando de valor a cada reincidência.
“Manter seu terreno e cercanias limpas e livres de detritos é uma obrigação de civilidade, antes mesmo de ser uma obrigação legal. Não há justificativas para sujar a cidade. O comodismo e a falta de higiene de alguns não podem prejudicar a população e a imagem da cidade”, afirmou André.
A ação integrada entre as secretarias de Ordem Urbana, Serviços Públicos e a Especial de Olaria segue a determinação do prefeito, no sentido da colaboração e cooperação estreita entre os secretários, agregando agilidade e eficácia nas ações do governo.
Deixe o seu comentário