Secretaria Pró-Leitura marca presença em Brasília

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O escritor e educador Álvaro Ottoni, secretário Pró-Leitura de Nova Friburgo, entregou em mãos ao ministro Juca Ferreira um ofício assinado pelo prefeito Heródoto Bento de Mello solicitando aporte financeiro de R$ 1 milhão para o desenvolvimento de projetos de disseminação da leitura no município, que inclui a formação de agentes jovens e multiplicadores de leitura.

Segundo o projeto da secretaria deverão ser construídos em 2010 diversos chalés de 80 metros quadrados, nos distritos e em dez bairros de Nova Friburgo. O objetivo é descentralizar as atividades que incentivam o prazer de ler, escrever e criar, como contação de histórias, dramaturgia, música, oficinas literárias e clubes de livros.

O ministro e a Direção Nacional do Livro e da Leitura se mostraram entusiasmados com o projeto friburguense e já estão recomendando aos demais municípios brasileiros que criem também as suas secretarias de leitura. Atuar também em áreas de risco é o compromisso do secretário Álvaro Ottoni para tirar a garotada do ócio e do tráfico, através de atividades leitoras.

O escritor faz questão de destacar que fala de leitura em seu sentido mais amplo, isTo é, aquela que remete ao letramento, a capacidade de ler melhor, de ler melhor o outro, o entorno, a comunidade, o mundo, a vida, ampliando horizontes, levantando a autoestima e despertando consciências críticas.

Álvaro Ottoni também foi recebido na Câmara dos Deputados pelo deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que preside a Comissão de Leitura da Câmara Federal, a quem entregou o Plano Municipal do Livro e da Leitura, concebido por ele em consonância com o Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura. Na ocasião, o deputado Marcelo Almeida fez uma série de perguntas pertinentes sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Pró-Leitura, seus planos e projetos, declarando-se propagador da iniciativa e comprometendo-se a vir em breve a Nova Friburgo para conhecer de perto a experiência pioneira que está sendo implantada no município.

Em tempo: a Secretaria Pró-Leitura já começa a pensar em organizar a I Feira Literária de Nova Friburgo, que acontecerá em setembro de 2010, junto com a I Jornada de Leitura, reunindo professores e interessados em educação e arte de 12 municípios circunvizinhos. O evento deverá reunir no município diversos expoentes da cultura nacional, como Leonardo Boff, Arthur Poerner, Carlos Pravato (UFJF), Sônia Zanchetta (reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e outros educadores de renome.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade