Secretária municipal de Turismo visita Lumiar

sexta-feira, 16 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A convite da direção do Lumiar & São Pedro da Serra Circuito do Ecoturismo e Arte e de empreendedores da região, Bianca Tempone Felga, atual secretária de Turismo da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, esteve na tarde de 13 de março na vila-sede do 5º distrito municipal, Lumiar.

O encontro foi realizado no elegante e confortável Ateliê da Bê. Estavam presentes Marcelo Pontes, Telma Rutman, Gustavo Ranzato, Bete Moreira, Jair Salles, Edna Veiga, João Carlos Leal, Marcelo, Carlos Pinto e Fernanda Rosa dos Santos.

Bianca Tempone inicialmente informou que está no exercício da função há apenas três meses e vem fazendo o possível para atualizar o levantamento da capacidade instalada de recepção e atrações turísticas da região, a fim de promover e alavancar o setor turístico regional. Já Fernanda Rosa dos Santos, diretora da UnED de Nova Friburgo do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Ministério de Educação, disse que essa unidade de ensino está oferecendo diversos cursos de nível superior para capacitar a gestão do setor turístico. Acrescentou que seus alunos estão à disposição para prestar serviços como forma de exercício prático aos empreendedores locais.

Bete Moreira (Bê) lembrou que com recursos próprios foi edificado em Lumiar, às margens do lago, centro urbano da vila, o Centro de Informações Turísticas, mas que está fechado porque não existem recursos para manter funcionários, principalmente nos fins de semana, para informar e orientar os visitantes e turistas.

Já o Posto de Informações Turísticas de São Pedro da Serra, instalado precariamente em prédio publico municipal, funciona nos fins de semana, com um funcionário concursado municipal. Este prédio precisa de total reforma já assinalada diversas vezes pelo poder público municipal, mas até o momento não realizada.

Foi lembrado que é necessário que na rodovia RJ-142—estrada estadual que liga Nova Friburgo a Casemiro de Abreu, e que passa pelo distrito de Lumiar—sejam colocadas placas indicando claramente o caminho para São Pedro da Serra, suas atrações e potencial turístico.

Pedido pelos presentes que a Secretaria de Turismo empreenda maior divulgação do calendário turístico anual regional em localidades próximas e em grandes eventos estaduais, nacionais e internacionais, a fim de expor maior visibilidade do potencial turístico municipal e aumentar a qualidade e quantidade de visitações, destacando que a região tem a maior concentração de Mata Atlântica ainda bem-preservada do Brasil e abundantes rede de nascentes e cursos de água de superfície.

Bianca Tempone lembrou que é necessário que os empresários locais aprimorem sua capacitação e qualidade receptiva e façam o Cadastur—o cadastro dos prestadores de serviços turísticos, que tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação. Explicou que o Cadastur é feito pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de Turismo das Unidades da Federação, e falou sobre a documentação e homologação do Cadastro e a consequente disponibilização do Certificado, que são realizadas pelo órgão delegado nos estados.

Finalmente, Bianca Tempone e Fernanda dos Santos enfatizaram a possibilidade de realização da Feira da Terra em duas edições, Lumiar e São Pedro da Serra, em datas a serem estudadas, a principio em agosto próximo, e que inclua feira e roda de negócios.

A secretária também informou e convidou os presentes a participar no próximo dia 9 a 20 de maio do Festival da Cerveja que será realizado na Via Expressa, em Olaria, expondo seus produtos e divulgando o potencial da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade