A cultura empreendedora incorporada na rotina escolar de pelo menos mil alunos das escolas da rede municipal de ensino. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Educação está adotando o programa Jovens Empreendedores, que visa preparar estudantes do ensino fundamental – crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos – para os desafios do mercado de trabalho. O programa será lançado na próxima terça-feira, 22, às 10h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL, Rua Fernando Bizzotto, Centro).
Desenvolvido pelo Sebrae-RJ com o objetivo de colocar as crianças desde cedo em contato com práticas empreendedoras, o programa Jovens Empreendedores terá início efetivo em agosto, com o treinamento dos 40 professores, que aplicarão a metodologia nas unidades escolares. A aula inaugural está marcada para o dia 5 de agosto, das 10h às 17h, na sede da Secretaria de Educação, e as capacitações estão programadas para os dias 10, 11, 17 e 18 de agosto, no mesmo horário. O material da capacitação dos professores é oferecido pelo Sebrae-RJ e o programa será adotado em diversas escolas no próximo semestre, com a meta de formar 40 turmas inicialmente, sendo os temas das aulas adaptados a cada ano de ensino – do 1º ao 9º ano –, com carga horária de 20 a 30 horas por série, em oficinas de duas horas.
O prefeito Heródoto Bento de Mello assinou o termo de adesão ao programa após ter como base leis municipais de autoria dos vereadores Marcelo Verly e Edson Flávio, presidentes, respectivamente, das comissões de Educação e Cultura e de Indústria e Comércio. Ambos os vereadores solicitaram a inclusão do empreendedorismo como disciplina obrigatória no currículo escolar da rede municipal de ensino.
Para o vereador Marcelo Verly, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, é preciso disseminar o empreendedorismo para despertar no universo escolar a tomada de iniciativas em busca de possibilidades criativas de inserção no mercado de trabalho. “Desta forma, os alunos passam a ter uma visão geral do funcionamento de uma empresa e como se dão suas relações com o mercado, e isso de forma vivencial e dinâmica. O conteúdo é transmitido de acordo com cada série escolar”, explicou o vereador.
Deixe o seu comentário