O secretário municipal de Defesa Civil e Trânsito, coronel BM Roberto Robadey Junior, e o diretor de Defesa Civil, subtenente BM Alessandro do Nascimento, estiveram no 4º e 5º distritos de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte, nesta semana.
Durante as visitas Robadey e Alessandro foram recebidos pelos administradores distritais, que apresentaram algumas demandas dos distritos e auxiliaram no reconhecimento das localidades com áreas de risco.
Em São Sebastião do Paraíba, o secretário e o diretor se reuniram com o administrador Gilberto Quindeler. Na ocasião foi verificado o bom funcionamento do sistema de rádio, que fica no posto de saúde e serve como um canal de comunicação entre a secretaria e o distrito, principalmente para alertas de chuvas e cheia do Rio Paraíba do Sul.
Também foi feita a verificação de ligações para o número 199. Por vezes, a ligação era encaminhada para a Defesa Civil de Carmo, problema que já foi solucionado e comprovado em teste.
Robadey e Alessandro visitaram o local onde estão instaladas as réguas linimétricas, que mede o nível do Rio Paraíba, que margeia o distrito e transborda em dias de cheia, atingindo residências. Felizmente no mês de fevereiro não foi registrado nenhum acúmulo de água que atingisse os moradores.
O monitoramento do Rio Paraíba do Sul é feito na Usina Hidroelétrica (UHE) Ilha dos Pombos em tempo real, e através desse trabalho é possível saber com antecedência a vazão que o rio poderá atingir e tomar medidas para minimizar as consequências de uma inundação. Esses dados são enviados, pela Light, à Defesa Civil, que repassa as informações ao administrador distrital.
Já em Boa Sorte, a Defesa Civil foi recebida pelo administrador Julio Cezar Vidal, que se colocou à disposição para contribuir com o trabalho da secretaria, principalmente no monitoramento para evitar construções em áreas de risco.
Robadey e Alessandro percorreram as quatro áreas em risco no distrito, localizadas nas ruas Wagner da Silva Cruz e Benedito Seabra e na Rodovia Abílio Morgado (RJ-152). Nesta estão concentradas duas áreas de risco, que abrangem 52 pessoas em 13 moradias, um bar e uma oficina.
Durante a visita, o secretário conversou com alguns moradores, ressaltando as medidas que devem ser tomadas em dias de chuvas fortes. Já encontra-se em andamento o cadastramento de todos os moradores em área de risco em todo o município.
Secretaria recebe apoio de morador para realização de trabalhos no bairro São José
Na última quarta-feira, 27, o secretário municipal de Defesa Civil e Trânsito, coronel BM Roberto Robadey Junior, recebeu o morador do São José, Juracy Vieira, que é administrador do Parque de Eventos do bairro e já foi presidente da Associação de Moradores durante dois anos. Juracy procurou a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) por orientação do prefeito Saulo Gouvêa, para contribuir com os trabalhos na comunidade, principalmente os que envolvem prevenção de desastres naturais.
Durante a conversa Robadey apresentou as 23 áreas de risco do bairro, que envolvem 171 residências e 688 pessoas. Juracy ressaltou que se preocupa muito com as pessoas que constroem nessas áreas de risco e o secretário pediu o apoio do morador para informar à Defesa Civil qualquer movimentação de obras nesses pontos.
Juracy também tomou conhecimento do trabalho de cadastramento das famílias que moram em áreas de risco, que está sendo realizado pelo diretor de Defesa Civil, subtenente BM Alessandro do Nascimento, e se colocou à disposição para ajudar nesse trabalho com os moradores.
Para Robadey a aproximação da secretaria com a comunidade é fundamental para a otimização dos trabalhos e para alcançar melhores resultados em prevenção e conscientização dos moradores.
Deixe o seu comentário