A Diretoria de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo realizou nesta quinta-feira, um teste com o sistema de alerta e alarme do município. Ao meio-dia, técnicos e representantes da Defesa Civil estiveram no bairro São José, onde a sirene, que está instalada no Centro de Atendimento de Assistência Social, foi acionada.
O teste foi realizado depois da manutenção da sirene, que estava disparando aleatoriamente, sem ocorrência de chuvas, devido a interferências no sistema de rádio transmissão que aciona o dispositivo.
De acordo com o diretor de Defesa Civil, Alessandro do Nascimento, o sistema já foi regulado e a sirene só será acionada quando realmente forem registradas chuvas fortes no bairro.
Para a moradora Rosilane Souza, de 36 anos, a sirene é muito importante para a comunidade, mas é preciso que ela seja acionada somente em caso de chuvas, para que o sistema não caia em descrédito junto à população.
O sistema de Cantagalo é independente e diferente das demais estações do estado, que usam a rede de celular para acionamento. O sistema de Cantagalo é mais simples e menos sujeito a falhas.
Assim como em todo o estado, esse teste ocorrerá mensalmente no dia 10, para a verificação do bom funcionamento do sistema evitando surpresas o sistema precisar ser acionado.
O sistema de alerta e alarme foi implantado apenas no São José. A Defesa Civil e técnicos estão realizando visitas aos distritos para estudos de viabilidade de implantação nas áreas mais críticas.
A Secretaria pretende realizar ainda simulados de desocupação de área de risco nas localidades onde o sistema for implantado.
Deixe o seu comentário