(SECOM) O Dia Nacional da Música Clássica, comemorado no dia 5 de março em homenagem ao nascimento do compositor de música erudita Heitor Villa-Lobos, começou a semana com a animada participação de 200 crianças da rede pública de ensino de Nova Friburgo. Na segunda-feira, os pequenos puderam conhecer a história de Villa-Lobos, construir artesanalmente instrumentos musicais e fazer práticas de canto e vivência sonora, isso tudo na Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, na Praça Getúlio Vargas, no Centro.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, faz parte dos diversos eventos gratuitos para todas as idades e gostos, que celebram a “Semana Villa-Lobos”, e segue até o dia 10 de março, sábado. Assim, participaram das várias oficinas os alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), da Escola Municipal Jardel Hottz e da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).
Primeiramente, foi contada a história de Villa-Lobos, que ficou a cargo da diretora da Oeanf, Marlene Moreira Barroso. A ideia foi a de explicar às crianças as origens de Villa-Lobos e o que representa o legado do compositor para o país. Segundo Marlene, a intenção foi a de que as crianças percebessem que o personagem Villa-Lobos também foi criança como eles, contudo, era um grande observador, principalmente dos sons, e isso desde que ele era pequenininho. “O exemplo que Villa-Lobos deixou é que ele percebeu desde cedo do que gostava, se dedicou a isso e estudou muito até se tornar o maior compositor de música clássica do Brasil”, explicou Marlene.
Na sequência, a professora de música do município, Débora Alves Branco, ministrou a oficina de vivência musical. Débora afirma que a disciplina de música é muito importante para o desenvolvimento da parte sensível das crianças. “A música desenvolve a sensibilidade, assim fica mais fácil para a criança aprender. Com a música ela fica mais atenta a ouvir os outros e a si mesma. Dessa forma, o relacionamento com o outro e com o mundo melhora muito”, destacou a professora, que ministrou cinco turmas de oficinas ao longo de todo o dia.
A Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo foi fundada há mais de 10 anos pela Secretaria Municipal de Cultura, e tem por objetivo oferecer aos alunos da rede pública de ensino, tanto do município quanto do estado, a oportunidade de conhecer, experimentar e aprofundar linguagens artísticas em teatro, dança, música, literatura, e várias outras.
Por meio das oficinas, o aluno é produtor e agente protagonista da arte ao mesmo tempo, isso de forma sensível e espontânea. A equipe de professores é formada por 23 arte-educadores e também tem como intenção possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências para analisar, avaliar, inovar, resolver problemas e enfrentar novos desafios.
A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Cultura, é responsável pelo espaço físico, estrutura básica e pelos profissionais de ensino. A instituição também conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo. A Oeanf atende atualmente mais de mil alunos por mês, de 70 bairros da cidade, em oficinas oferecidas semanalmente.
Deixe o seu comentário