(SECOM) As Secretarias de Turismo e Esportes e o Grupo de Caminhada Eco Amigos, que já conta com 86 associados, iniciaram no domingo, 3, uma parceria para promover os pontos turísticos de Nova Friburgo e despertar tanto no turista externo quanto no próprio friburguense o amor pela natureza e pelas belezas da cidade serrana.
Segundo o secretário de Turismo Sérgio Madureira, o projeto do prefeito de transformar Nova Friburgo em um município-parque passa, necessariamente, pela valorização do patrimônio natural dos friburguenses.
“Precisamos ter a consciência de que a sustentabilidade deste projeto tem que estar fundamentada no amor à natureza e respeito à preservação ambiental. As caminhadas ecológicas, além de promoverem o turismo, integram a comunidade a esse intuito de transformar o município em um grande parque preservado”, disse o secretário.
Sérgio Madureira adianta que as caminhadas, a exemplo da realizada no 03 de maio, aos Três Picos, com a presença do ator Raul Gazolla, será sempre prestigiada por uma personalidade que pratica o esporte e está engajada com os assuntos de preservação do meio ambiente.
A programação de caminhadas dos próximos meses vai contemplar diversos pontos turísticos e locais com vista ampla de Nova Friburgo. Os níveis de dificuldade são calculados a partir das distâncias percorridas. As categorias 1 e 2 – 4km; 3 e 4 – 10km; 5 e 6 – 15km; 7, 8, 9 e 10 – 20km;
MAIO
17/5 - São Pedro da Serra/Barra Alegre – Categoria 6
24/05 - São Pedro da Serra/Sibéria e Santiago – Categoria 6.
JUNHO
07/6 – São Pedro da Serra/Boa Esperança e Lumiar – Categoria 6;
21/6 – Janela das Andorinhas – Categoria 5;
28/6 – Rio Bonito/Toca da Onça – Categoria 8.
JULHO
05/07 – Macaé de Cima/Theodoro - Categoria 6;
26/07 – Vargem Alta/ São Pedro da Serra – Categoria 5.
Mais informações e cronograma completo, além de inscrições para participação nas caminhadas podem ser encontrados no site www.ecoamigos.org ou no telefone (22) 2522-1100.
Aline Nery é campeã do estadual de kick boxing
A lutadora Aline Nery mais uma vez se destacou no Campeonato Estadual de Kick Boxing, realizado no fim de semana, no Clube Tamoyo, em São Gonçalo. Ela ganhou a medalha de ouro e como a competição é classificatória para o Campeonato Brasileiro, garantiu sua vaga no torneio que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 10, 11 e 12 de junho.
Aline ganhou nos três rounds, por decisão unânime dos árbitros e, com isso, evidenciou o kick boxing de Nova Friburgo. A lutadora treina na Academia XGym, que levou mais dois atletas: Vinícius, 4º lugar, e Victor, 2º lugar.
Aline Nery já tem outros títulos conquistados: cinco vezes campeã estadual, cinco vezes campeã brasileira, duas vezes campeã sul-americana, sem contar outros campeonatos de que participou. A atleta agradece à Stam Metalúrgica, Academia XGym, a seu irmão Alexandre Nery e a A VOZ DA SERRA.
Faltam quatro dias para o encontro futebolístico
Faltam quatro dias para o 2º Encontro Futebolístico Interclubes, que acontecerá a partir das 9h do próximo domingo, 17, no Estádio Eduardo Guinle. Além de homenagem a 11 ídolos do passado, o evento terá três partidas de futebol entre Serrano x Filó; Fluminense x Esperança e Friburgo x Bom Jardim.
O evento será aberto com apresentação da Banda de Tambores do Colégio Odette Penna Muniz. A seguir haverá homenagens a 11 personalidades do esporte da época e, às 9h45, serão realizadas as três partidas de futebol.
Após o terceiro jogo será oferecido churrasco de confraternização, com apresentação musical da banda Tom e Voz, de Alex Color, ex-presidente do Friburguense.
As vendas de camisas do evento já estão acontecendo e a renda arrecadada servirá para pagar as despesas geradas neste dia. A camisa é a senha para a participação nos festejos.
Os 11 homenageado são: Rodolpho Abbud, Valmir Silva (Bibi), Cleris Freitas (Gaguinho), Jaci Leoncio (Baita), Mario Nacif Jorge, Francisco de Oliveira, José Lopes (Zezé da Filó), Edvar Monnerat, Carlos Alberto da Fonseca, Jael Pinto de Faria e Odigir Rapiso. O ex-jogador Chiminga fará homenagem ao diretor de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira (Siqueirinha).
A coordenação do evento é de competência de comissão composta por Raul Marcos (presidente do Friburguense), Edson Roberto Tavares (Edinho), Lindenberg Soares, Ronaldo Klein, Dario Maduro, Vicanand Valeriano, Sebastião Cuco, Edgardino Tourinho e Jair Lopes.
Decisão infeliz
A diretoria do Flamengo publicou no blog da Globo.com esta semana que cogita fazer suas partidas nos playoffs da NBB em São Paulo, alegando que no estado do Rio de Janeiro não tem ginásio com competência para estes jogos. A notícia é até surpreendente porque, ao que parece, os flamenguistas só conhecem a cidade do Rio de Janeiro.
É no mínimo estranho que um clube como o Flamengo tenha uma diretoria tão incompetente ao afirmar a incapacidade esportiva, desprezando várias praças esportivas famosas nos 92 municípios do estado.
Expressar seus desejos por querer viajar é uma coisa, mas é preciso sair do casulo e vir a Nova Friburgo, que possui grandes ginásios que, inclusive, já sediaram até etapas de estaduais e jogos de seleções internacionais. O Frederico Sichel já sediou várias etapas dos estaduais de basquete e vôlei. No mesmo ginásio, que tem capacidade para 12 mil pessoas, já aconteceram jogos entre as seleções de vôlei do Brasil, Itália, Rússia e França. O Ginásio Pauloca, do Country Clube, é, há mais de 20 anos, sede dos jogos do Campeonato Estadual de Basquete. O Helena Deccache, do Friburguense, tem uma bela estrutura e capacidade para mais de cinco mil pessoas.
Isso tudo sem falar nos colégios Anchieta, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora das Dores, e nos ginásios municipais de Olaria e Conselheiro. Se, ao invés de sair dando declarações estapafúrdias, os dirigentes do Flamengo viessem a Nova Friburgo para pelo menos visitar os ginásios, estariam fazendo um grande negócio. Enquanto isso, os nosso ginásios, que dão de dez a zero no do Flamengo, estão sendo usados para shows e exposições que nada têm a ver com esporte.
Deixe o seu comentário