O secretário municipal de Serviços Públicos, José Rezende, esteve recentemente na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), empresa responsável pela limpeza e coleta de lixo domiciliar do Rio de Janeiro. O principal motivo de sua visita foi conhecer de perto o funcionamento do trabalho realizado pelas máquinas chamadas papa mato para, posteriormente, estudar a possibilidade de terceirizar o serviço, com empresas que disponibilizem o maquinário para atuarem no município.
O equipamento retira a vegetação que cresce nas sarjetas e meios fios das ruas, com calçamento do tipo paralelepípedos, bloquetes, pedras, asfalto ou similar. O objetivo da utilização da nova máquina é dinamizar uma das atividades mais difíceis para os garis, que é o trabalho manual de retirada desse mato com enxadas.
“Como o número de funcionários disponíveis da secretaria para realizar este tipo de serviço é escasso e não atende à demanda dos trabalhos de capina na cidade, principalmente na época das chuvas, o papa mato será uma boa alternativa para manter a cidade sempre limpa e bem cuidada”, disse o subsecretário de Serviços Públicos, Alexandre Aguiar, que acompanhou o secretário na ida à Comlurb.
O subsecretário enfatiza, no entanto, que o novo maquinário não diminuirá o quadro de funcionários da limpeza urbana municipal, uma vez que os garis continuarão a garantir a higienização das vias e a auxiliar o trabalho dos papa matos, recolhendo a vegetação removida.
Deixe o seu comentário