Secretaria de Serviços Públicos continua em manutenção permanente

sexta-feira, 20 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria de Serviços Públicos continua em manutenção permanente
Secretaria de Serviços Públicos continua em manutenção permanente

Na tarde da última quarta-feira, 11, uma cena de verdadeiro contraste com a paisagem na altura do ponto de vendas de automóveis, na avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu: a um canto da calçada, um monte de entulhos – retirados durante a tarde – aguardavam o caminhão que os recolheriam. Logo abaixo, dentro do rio e em sua margem direita, um belo exemplar de uma garça-branca – ave comum em locais de lâmina d’água – deslizava calma e imponente com a brancura de suas penas e olhar desconfiado. Parecia estar voltando pra casa, retomando seu território, depois que, em boa parte do dia, servidores da Prefeitura estiveram no local retirando centenas de entulhos.

Além de recente operação conjunta com a Secretaria de Ordem Urbana, que retirou lixo e entulho de área na Avenida José Pires Barroso, a Via Expressa (Olaria), na sexta-feira, 6, a Secretaria de Serviços Públicos do município e equipe vem realizando trabalho permanente de limpeza e manutenção pelos principais pontos do município.

Limpeza de gradis nas margens dos rios, pintura de meios-fios, pequenos reparos em calçadas e equipamentos urbanos, bem como a varrição constante de ruas, praças, avenidas e demais logradouros são procedimentos que visam manter o cuidado estético e higiênico da cidade.

A partir do rio Santo Antônio

A partir do último mês, equipes de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos deram início a uma grande operação de limpeza dos rios, com retirada de diversos tipos de entulhos, desde pneus, sacos plásticos, galhos de árvores e até troncos de madeira do leito do rio.

Iniciada no trecho do Santo Antônio, a partir da ponte da antiga Fábrica Ypu, no bairro de mesmo nome, a limpeza resultou – somente no primeiro dia – em grande quantidade de detritos. Até o final da tarde, servidores da limpeza pública haviam atingido a parte do rio, na altura do Mercado das Flores, de onde retomaram os trabalhos na manhã do dia seguinte. A previsão é de que continuem até completar toda a extensão dos principais trechos que cortam as áreas centrais da cidade.

Segundo o secretário José Rezende, principalmente agora que se inicia o tratamento de esgoto, com a construção da primeira das seis estações pela concessionária Águas de Nova Friburgo, “é preciso um trabalho constante de manutenção da limpeza dos rios”.

Ainda segundo Rezende, “daqui a pouco já será possível comprovar os resultados positivos do novo sistema de saneamento; seria uma omissão grave não cuidarmos da retirada da grande quantidade de detritos jogados nos nossos rios”, disse o secretário, aproveitando para apelar à comunidade que evite jogar lixo nos rios.

“Afinal, rio não é lixeira. Pelo contrário, os rios são símbolos de vida no nosso ambiente; eles ajudam a embelezar ainda mais a nossa cidade e precisamos nos acostumar com os rios cada vez mais limpos, livres dos dejetos e também de todo tipo de detritos que, além de obstruir o curso normal das águas, só contribuem para comprometer a paisagem de belezas naturais de nossa linda Nova Friburgo”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade