​Secretaria de Segurança lança aplicativo para emergências

Ferramenta de denúncias e pedidos de socorro já está disponível para download na Apple Store e Google Play
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O aplicativo é mais uma ferramenta que a população dispõe para o acionamento da polícia em situações de emergência (Foto: Paulo Vitor/Divulgação)
O aplicativo é mais uma ferramenta que a população dispõe para o acionamento da polícia em situações de emergência (Foto: Paulo Vitor/Divulgação)

Um aplicativo que oferece atendimento imediato em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. Essa é a nova ferramenta da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, lançada na última terça-feira, 13.

A tecnologia, criada em parceria com a empresa Nearbee, permite a denúncia de crimes e emergências policiais por meio de aplicativo para celulares e dispositivos móveis. Chamado de “Emergência RJ”, o canal torna possível ainda o recebimento de informações como localização (por meio do GPS do celular), envio de fotos e áudios.

Além disso, o app servirá como uma alternativa para acesso à Central 190 da Polícia Militar, beneficiando aproximadamente 12 milhões de pessoas.

“Estima-se que 4,8% da população possua dificuldade auditiva ou de fala. Estas pessoas terão essa ferramenta como forma de inclusão. Este é mais um canal de acionamento da Polícia Militar do Rio de Janeiro para emergências ao cidadão. Estamos dando mais um passo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico”, afirmou o subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Segurança, Edval Novaes.

O projeto piloto, gratuito, já está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.

Segundo o fundador e CEO da Nearbee, Felipe Fontes, a denúncia pode ser feita para a pessoa que está acionando o serviço ou para terceiros. “O aplicativo possui um botão vermelho, que é utilizado para comunicar atendimentos emergenciais, e um laranja, para situações suspeitas. Queremos viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o estado e a polícia”, explica.

Para receber os chamados, foi montada uma equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, na zona central do Rio. A Central 190 recebe em média cerca de sete mil ligações diárias. As chamadas para os números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112) realizadas no Rio de Janeiro também são direcionadas para o 190.

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