(SECOM) - O secretário de Planejamento e Controle, Eduardo Valentim, divulgou na última quinta-feira, 7, o resultado do levantamento das condições estruturais e de desempenho das secretarias e órgãos da administração pública municipal. O objetivo deste estudo visou buscar informações a respeito da infraestrutura de todos os órgãos da administração pública municipal e, assim, revelar as prioridades a serem trabalhadas, como também, mostrar os aspectos que estão funcionando a contento.
O trabalho desenvolvido pela secretaria foi apresentado ao prefeito Heródoto Bento de Mello e enfatizou o intuito de diagnosticar o funcionamento das tarefas incumbidas à municipalidade, para tornar visível a situação na qual se encontra o município e, a partir deste levantamento, gerar discussões que visem ao aprimoramento dos diversos serviços prestados à população. Foram analisadas, desde fevereiro, 49 instalações entre secretarias municipais e órgãos públicos. Estruturas físicas, de pessoal, móveis, utensílios, telefones e computadores foram avaliados por diferentes métodos, como registros em questionários e gráficos, que deveriam ser classificados numa escala de insatisfatório, razoável, bom ou ótimo. A qualificação, reciclagem/atualização, cumprimento de horário, regime de trabalho e existência de portadores de necessidades especiais também fizeram parte das questões estudadas. Estes relatórios foram preenchidos pelos responsáveis de cada setor, sendo entregues em todas as repartições públicas municipais.
O resultado insatisfatório foi predominante entre os itens de equipamentos de informática, telefonia, maquinário pesado como retroescavadeiras, patrol, compactador, roçadeiras, caminhões e veículos leves. Móveis, utensílios e instalações foram considerados razoáveis. O espaço físico foi classificado entre bom e ótimo na maioria dos locais pesquisados, porém, existem algumas exceções. Já o item de qualificação profissional foi apontado como bom, assim como o cumprimento de horário e regime de trabalho. O item reciclagem/atualização teve ênfase como insatisfatório, inclusive, segundo o secretário Eduardo Valentim, “todas as secretarias citam a necessidade de haver cursos de capacitação, palestras e seminários que correspondam às atividades de cada setor da administração pública”, afirmou.
Saúde - A área da Saúde, pela sua especificidade, informou carências de softwares de gestão hospitalar, veículos e equipamentos específicos. De modo geral, as demais secretarias registraram necessidades comuns de ferramentas e equipamentos de acordo com as atividades desenvolvidas, de pessoal treinado e capacitado. Ainda de acordo com o questionário, as secretarias e órgãos da administração pública receberam positivamente o item da inclusão de portadores de necessidades especiais.
O resultado da pesquisa foi apresentado e entregue em dois volumes para análise “cuidadosa de todo o levantamento”, a fim de se inteirar das condições de funcionamento de toda a máquina pública. Este trabalho foi um dos principais planos da secretaria dentro dos cem dias do governo.
O secretário de Planejamento, Eduardo Valentim, considera primordial a busca da excelência e da qualidade dos serviços executados pela administração pública municipal. Por isso, conforme os dados insatisfatórios do levantamento, a situação encontrada exige mudanças imediatas. As conclusões e as proposições da Secretaria foram: buscar junto ao prefeito e à Secretaria Geral, soluções que mudem o atual quadro; repetir, anualmente, o levantamento das condições de desempenho das secretarias e órgãos da administração pública municipal, acompanhando sua evolução e necessidades; cursos de capacitação e treinamento das áreas técnicas e a revitalização de todo o sistema de informática da administração municipal.
Deixe o seu comentário