(SECOM) - Desde o início de fevereiro, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura está promovendo um levantamento para conhecer a realidade das demais secretarias e órgãos municipais que compõem atualmente a estrutura administrativa do município. O objetivo é conhecer melhor cada setor e ter uma visão geral do funcionamento da administração pública, sendo que o trabalho está entre um dos principais planos da secretaria, dentro dos cem dias do novo governo, que se completam no próximo dia 10.
O secretário Eduardo Valentim elaborou um questionário sobre as condições de infraestrutura, a partir do qual estão sendo avaliados equipamentos, móveis, utensílios e espaço físico, entre outros, que estão sendo classificados numa escala de insatisfatório, razoável, bom ou ótimo. A estrutura de pessoal também está sendo analisada. Qualificação, reciclagem/atualização, cumprimento de horário, regime de trabalho e existência de portadores de necessidades especiais estão entre as questões estudadas.
Os relatórios estão sendo preenchidos pelos responsáveis de cada setor, sendo entregues a todas as repartições públicas municipais. Até agora passaram por este processo as secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Trabalho, Cultura, Meio Ambiente Urbano, Obras, Projetos Especiais, Comunicação Social, Agricultura, Assistência Social, Educação, Saúde e Turismo, além da Empresa Municipal de Habitação e Saneamento, as administrações de Conselheiro Paulino, Riograndina, Cônego e Cascatinha, Olaria, Procuradoria, Autran, Procon, Controle Interno, Programa Integrado de Ação Comunitária (Piac), Oficina Escola de Artes, Centro de Arte, Ponto de Cultura de Olaria, Teatro Municipal, Biblioteca Pública e Guarda Municipal.
As secretarias que já responderam ao questionário estão agora num processo de análise de cada caso. “Até o momento o que tem sido apurado com maior incidência é a carência, principalmente, de equipamentos de informática e a precariedade dos móveis. As instalações e as localizações das secretarias são consideradas ótimas”, de acordo com informações do secretário.
Para Eduardo Valentim, o que está sendo feito é um verdadeiro raio x da administração pública. “Por exemplo, quando se sugere uma determinada ideia a alguma secretaria, no mínimo é preciso conhecer as condições em que ela opera e o seu desempenho. Através de ações como essa, a proposição é que o governo tente fazer da máquina pública um modelo ideal de trabalho. Esse levantamento possibilitará arrumar a casa e contar com um quadro de funcionários competentes e motivados”, acredita Valentim.
O resultado do levantamento está previsto para ser entregue em breve, atendendo ao prazo que antecede aos primeiros cem dias de governo.
Deixe o seu comentário