Secretaria de Mobilidade Urbana promete mudanças no trânsito de Olaria

Ruas Manoel Lourenço Sobrinho e Vicente Sobrinho terão mão única
terça-feira, 18 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A Rua Vicente Sobrinho, onde fica a sede da Smomu, deverá ter mão única para a Rua Gustavo Lira (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A Rua Vicente Sobrinho, onde fica a sede da Smomu, deverá ter mão única para a Rua Gustavo Lira (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Durante reunião promovida pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Olaria (Amabol), na última quarta-feira, 12, na quadra da Escola de Samba Imperatriz de Olaria, foram apresentadas algumas reivindicações sobre o trânsito no bairro mais populoso de Nova Friburgo. Questões como barulho à noite provocado por motos e mudanças da mão de direção de algumas ruas constaram da pauta de reivindicações. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente e presidente em exercício da Amabol, Francisco Rohen. Participaram outros diretores da Amabol, o secretário municipal Haroldo César Pereira, acompanhado do assessor jurídico Leonardo Penna, da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu); o subprefeito Denilson Breder e representantes da Polícia Militar e dos colégios Nossa Senhora das Graças e Dermeval Barbosa Moreira.

DECIBILÍMETRO - Pauta principal e motivo da realização da reunião, o ruído provocado por motos no bairro mereceu atenção especial. O barulho de motocicletas com descarga aberta, principalmente à noite, foi questionado pelos moradores presentes que solicitaram fiscalização por parte das autoridades. Há casos de pessoas idosas e doentes em tratamento que não suportam esse barulho.
No entanto, as blitzes e abordagens aos condutores desses veículos só serão possíveis após a aquisição de um decibilímetro — cujo processo de licitação já foi aberto pela Prefeitura. O secretário Haroldo, no entanto, não especificou a data prevista para a chegada do aparelho. Ele sugeriu que os moradores que se deparam com esse e outros problemas desse tipo no bairro acionem imediatamente o programa Nova Friburgo Cidade Inteligente pelo aplicativo de celular e façam a denúncia.

É PRA JÁ – Outra questão merecedora de debates prolongados durante a reunião da Amabol foi a adoção de mão única em algumas ruas centrais de Olaria a fim de ordenar e melhorar o trânsito no bairro. Assunto já debatido e com alterações aprovadas há mais de um ano, o secretário Haroldo ficou de pôr em prática, já.

Uma delas se refere à Rua Vicente Sobrinho, justamente onde fica a sede da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Essa via deverá ter mão única em direção à Rua Gustavo Lira. Já a Rua Manoel Lourenço Sobrinho, a  popularmente conhecida “rua da feira”, terá mão única da Rua Gustavo Lira em diante. Alguns moradores solicitaram estudos também para adoção de mão única na Rua São Roque, no trecho onde fica a igreja do mesmo nome. Atualmente em mão dupla, a rua não comportaria mais o volume de trânsito ali existente. O trecho do ponto final do ônibus de Olaria já tem mão única, entre as ruas Presidente Vargas e Gustavo Lira.

FEIRA - Ainda houve reivindicação por parte dos diretores da Amabol para a presença de pelo menos um agente da Smomu diariamente na movimentada e perigosa confluência da Avenida Júlio Antônio Thurler, Praça Monsenhor Mielli, Rua Maria d’Ângelo Magliano e Rua presidente Vargas.

Outra proposta dos olarienses é no sentido de que esse agente da Smomu seja mantido aos domingos em Olaria, por ocasião da realização da feira livre. Em função da realização da feira ficam interditadas partes das ruas Manoel Lourenço Sobrinho e Presidente Vargas, o que obriga, inclusive, o desvio das linhas de ônibus Olaria e Alto de Olaria e a adoção de mão dupla na Rua Gustavo Lira. Muitos motoristas, até mesmo friburguenses, ficam sem saber por onde passar.

O secretário Haroldo ficou de estudar a questão, mas salientou que os agentes são poucos e somente após a realização do concurso público poderá atender melhor esse tipo de reivindicação.

O presidente da Amabol, Francisco Rohen, julgou a reunião proveitosa e está na expectativa de que as sugestões sejam postas em práticas o quanto antes.

Foto da galeria
A Manoel Lourenço Sobrinho, a rua da feira, deverá ter mão única a partir da Rua Gustavo Lira (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rua Manoel Lourenço Sobrinho | Rua Vicente Sobrinho | mão de direção | Smomu | rua da feira
Publicidade