Na manhã da última segunda-feira, 24, a professora Ledir Ferreira Porto, secretária municipal de Educação, acompanhada de parte de sua equipe e da professora Dyeniffer da Silva, diretora do estabelecimento de ensino inaugurou mais uma biblioteca escolar, desta vez para atender 320 alunos da Escola Municipal Hermínia Santos Silva, na Chácara do Paraíso.
A inauguração contou com a participação da equipe de recreadores infantis do ônibus Biblioteca Móvel, que encenaram um animado número musical para os estudantes. Esta é a décima biblioteca em unidade escolar inaugurada somente neste ano e a 16ª implantada desde o início do atual governo friburguense. As crianças, muito animadas, interagiram com o músico Leo Abelha, líder do grupo de recreação.
“Um dos principais objetivos da secretaria de Educação é desenvolver a competência leitora dos alunos. Sendo assim, a inauguração das bibliotecas e salas de leituras é um compromisso com a formação de indivíduos aptos a exercerem efetivamente a sua cidadania. Estas ações são provas de nosso incentivo à leitura. Estamos comprovando o nosso engajamento e preocupação”, disse a secretária Ledir Porto, lembrando a recente doação de 300 exemplares de livros pelo Rotary Imperador, a serem redistribuídos às bibliotecas escolares.
Para a diretora Dyeniffer, a transformação do espaço multiuso da escola, possibilita ampliar os projetos de leitura que anteriormente eram desenvolvidos através das propostas desenvolvidas pelos projetos Mural e Varal.
Entusiasmada, a diretora da unidade a qual atende, em dois turnos, estudantes da educação infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental, além de uma turma noturna do EJA - Educação de Jovens e Adultos, se mostrou otimista com a biblioteca como mais um recurso para o aprendizado das crianças. Ela agradeceu à equipe da Secretaria e à sua equipe, respectivamente, a inspetora da escola, Rita. Érika, Rosana e Luciana (informática), bem como a Márcia Machado, responsável pela Biblioteca da SME.
Quase 50 escolas já têm suas bibliotecas
Atualmente, segundo a secretária, a rede municipal de ensino possui instaladas 48 unidades, entre salas de leituras e bibliotecas, contando com acervos que vão desde leituras infantis, infanto-juvenis, enciclopédias e informativos, que variam de 500 a 1000 exemplares em cada unidade escolar.
Desde o início da atual gestão municipal, as escolas Ruy Barbosa, Américo Ventura, Miguel Bittencourt, Santa Paula Frassinete, Estação do Rio Grande, Honório Tardim, Monsenhor José A. Teixeira, Horst Garlipp, Francisco Ouverney, Alcides Francisco Brantes, bem como os jardins de infância Leda Tavares Moreira e Letícia Soares; os Centros Municipais de Ensino Infantil Conceição Abicalil e Luz da Serra, além do projeto Tempo de Ser Feliz tiveram suas bibliotecas instaladas, o que já vem beneficiando mais de três mil alunos.
Deixe o seu comentário