Reinaldo Rocha
A tendendo a uma determinação do Ministério da Educação, sob o comando do ministro Fernando Haddad, que visa à melhoria da qualidade de educação em todo o país, dentro do plano de metas Compromisso todos pela educação, o secretário de Educação de Duas Barras, Ailton Táboas, promoveu na última sexta-feira, 17, nas dependências do Centro Social João XXIII, reunião de trabalho com profissionais que atuam na rede municipal de ensino, com o objetivo de elaborar o plano de desenvolvimento da escola, que faz parte das diversas ações do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE).
Coube à professora Cátia Maria de Melo, da empresa Perspectiva Consultoria e Projetos, a responsabilidade de orientar os trabalhos de elaboração do PDE-Escola, que teve início há cerca de dois meses, com o Plano de Ações Articuladas (PAR), que atende a uma determinação geral do MEC, dentro do PDE, proposto para todo o país em prol da melhoria da qualidade da educação. “A ideia do MEC é que todos os cidadãos tenham acesso a uma educação de qualidade, que será medida através do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Entretanto, para que isso aconteça o município precisa estar disposto a fazer a sua parte, aderindo, de forma voluntária, à proposta do governo contida no PDE, que prevê uma série de ações. No caso de Duas Barras, por determinação do prefeito Antônio Carlos e do secretário Ailton Táboas, foi formalizada esta adesão e já foi dado o primeiro passo com a elaboração do PAR, que foi enviado ao MEC. Agora estamos dando o segundo passo, que é de elaboração do PDE-Escola, que conta com a participação direta dos diretores e gestores das escolas municipais. Nessa etapa serão levantados dados das unidades escolares, estabelecendo um diagnóstico preciso da realidade da rede municipal de ensino, que serão enviados ao MEC. Ao final, isso será revertido em recursos financeiros e técnico-pedagógicos repassados pelo governo federal”, destacou Cátia.
A consultora informou ainda que a elaboração do PAR de Duas Barras, conforme orientação do MEC, contemplou quatro vertentes básicas: a gestão educacional, a formação de professores e profissionais de serviços e apoio escolar, as práticas pedagógicas e avaliação, e a infraestrutura e recursos pedagógicos.
Responsável pelo Departamento da Qualidade do Ensino da Secretaria de Educação, a professora Albertina Wermelinger destacou que o município aderiu à proposta do governo federal por entender ser um caminho acertado para garantir de fato a melhoria na qualidade da educação em Duas Barras. “Precisamos trabalhar com afinco nessa direção, envolvendo todos os profissionais que atuam na educação municipal. Ficamos felizes por perceber a crescente adesão dos nossos gestores e demais parceiros que militam na educação municipal em busca da qualidade, que só se estabelecerá com muito trabalho e determinação de todos. Para que isso aconteça de fato é fundamental o envolvimento pessoal, a formação acadêmica aberta aos novos tempos, enfrentar os desafios e buscar parcerias”, reforçou. Segundo Albertina, a elaboração do PDE-Escola será concluída até o fim deste mês, para que possa ser enviada ao governo federal em tempo hábil.
Para o secretário de Educação, Ailton Táboas, que encara a proposta do governo federal como uma oportunidade de crescimento para o município, o momento é de muito trabalho e empenho. “Acredito que o PDE seja uma oportunidade única para que o nosso município conquiste uma educação de qualidade, alterando os índices do Ideb. Atendendo a uma determinação do prefeito Antônio Carlos estamos trabalhando de forma acelerada e com muita determinação para alcançar este objetivo. O momento é de muito trabalho não só para a educação municipal, bem como toda a comunidade, que deve se envolver nessa luta”, disse.
O secretário informou que com este trabalho todas as prioridades levantadas pela educação municipal poderão ser monitoradas e atendidas pelo MEC até 2011. “Estamos no caminho certo, pois, depois de iniciado esse trabalho com o governo federal, duas escolas da rede já foram contempladas com recursos: a Liberalina, de Monnerat, e a Amâncio Pinto, no Baú. Isso é uma demonstração de que o governo de Duas Barras está levando a educação a sério e como prioridade”, concluiu.
Deixe o seu comentário