Secretaria de Educação apresenta estratégia de informatização em universidade

sexta-feira, 28 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Sob o tema “Estratégias de informatização da rede municipal de Educação de Nova Friburgo: desafios e perspectivas”, as equipes de informática e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizaram uma apresentação na Universidade Estácio de Sá para alunos e interessados no tema, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na terça-feira, 18.

A coordenadora do NTM, Alessandra Jaccoud, explicou para os alunos dos cursos de Tecnologia (Engenharia e Análise de Sistemas) da Estácio, o que é e como trabalha o Núcleo, além de apresentar o Prouca—programa do governo federal “Um Computador por Aluno”.

José Loyola Bechara, gerente de TI da Secretaria de Ciência e Tecnologia, falou da experiência com o sistema que criou para a pré-matrícula da educação no ano passado e das melhorias implementadas para este ano.

O analista de sistema da Secretaria de Educação, Saulo Diniz, em conjunto com Loyola, apresentou o Conexão Educação, um sistema utilizado para informatização da Educação no Estado do Rio. Ambos explicaram as razões que levaram à decisão de escolher o e-Cidade, programa da Secretaria de Planejamento do Estado junto com o Proderj, como sistema para a educação municipal, que poderá vir a ser utilizado por toda a prefeitura, cada setor com seu módulo respectivo.

Vários questionamentos foram feitos e respondidos pelos palestrantes. A principal dúvida era sobre as razões que levaram à escolha do Linux, tanto nos netbooks do Prouca quanto nos laboratórios Proinfo. O trio esclareceu que, por ser software livre, o custo diminui e também existe o incentivo do Governo Federal ao Software Livre. O público também quis saber mais sobre a informatização das escolas e acesso à internet. No final, os participantes tiveram acesso a dois netbooks Prouca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade