(SECOM) A Secretaria de Cultura de Nova Friburgo busca parceria com a iniciativa privada para restaurar as estátuas Quatro Estações que enfeitam os jardins da Praça Dermeval Barbosa Moreira, um dos locais turísticos mais movimentados no centro da cidade. O secretário da pasta, David Massena, informou que a cabeça da estátua Verão foi retirada porque estava sendo vandalizada. “Por isso, resolvemos retirá-la e por medida de precaução está sob a guarda da secretaria. Seria importantíssimo e um grande presente para Nova Friburgo conseguir uma parceria para restaurar estas belíssimas obras”, disse.
Esculpidas em mármore de Carrara, segundo Luiz Fernando Folly, coordenador do Patrimônio Material e Imaterial do Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, “ao que tudo indica essas estátuas são obras do escultor francês Mathurin Moreau, do início do século XIX, embora usasse o ferro ou o bronze em seus trabalhos. Essas obras de arte são peças com valores culturais muito altos e, devido a esse fato, devem ser restauradas e recolocadas em local de difícil acesso aos vândalos”, concluiu.
Já os restauradores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que analisaram as peças, Leandro Fosse e José Carlos Gomes dos Santos, informaram que esta missão é “um trabalho de pesquisa bem meticuloso, que levaria cerca de seis meses para ser concluído porque tem que avaliar o uso de novas tecnologias, conhecer o melhor tipo de substâncias que sejam compatíveis com o material que é muito nobre”, explicou Leandro.
Deixe o seu comentário