“Parece até que é pessoal”, disse o diretor do Planetário, Reinaldo Ivanicska, após encontrar um artefato explosivo na porta do planetário, na manhã da última sexta-feira, 18. Após as constantes invasões, Ivanicska afirmou que uma empresa de monitoramento vai até o planetário fazer um orçamento para instalação de câmeras no local. Uma reunião com o comandante da Polícia Militar, Eduardo Vaz Castelano, também está agendada.
De acordo com Reinaldo, as conversas para uma parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia estão avançadas e é de interesse do órgão ajudar no reforço da segurança no local, como adiantou a coluna do Massimo no sábado, 19.
“Já falei com o inspetor Ramon, ele está disposto a investigar e ajudar o planetário, assim como a central de inteligência da prefeitura que deve nos ajudar com a questão do monitoramento de câmeras”, disse o diretor.
Segundo Ivanicska, vândalos tentaram invadir o local explodindo o cadeado que trancava a porta principal do planetário. Foi a segunda vez, em três dias, que o planetário foi alvo dessas ações. Na última terça-feira, 15, dois jovens invadiram, picharam, destruíram e roubaram equipamentos do local, em plena luz do dia.
O Planetário constantemente é alvo desse tipo de ação. Segundo o diretor, toda as vezes que as paredes são limpas, os pichadores, voltam ao local para rabiscar e destruir os trabalhos de reparo.
Além das pichações, os dois jovens quebraram um tripé do telescópio, uma luminária, réplicas de foguetes e levaram um binóculo.
Deixe o seu comentário