(SECOM) A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Inovação, Ensino Profissionalizante e Superior está realizando um curso de capacitação para todos instrutores do Cevest (Centro de Formação Profissional para o Vestuário) das áreas de corte, costura e modelagem. O curso de capacitação é sobre o programa chamado Aldaces, que permite melhor aproveitamento dos tecidos, evitando desperdício.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Igor Pinto, esse curso sempre foi muito requisitado. “Decidimos realizar esse curso para os instrutores para que os nossos alunos recebam informações atualizadas e necessárias para que entrem no mercado de trabalho com uma formação sólida. Dentro de alguns dias nossos professores já vão ministrar aulas sobre o assunto no Centro de Formação”, afirmou o secretário.
Igor Pinto acrescentou também que em todos os cursos que são oferecidos pelo Centro de Formação os alunos saem com um encaminhamento para o mercado de trabalho. Principalmente se o aluno tem um bom desempenho e se dedica. “Temos alguns parceiros que fazem doações de tecidos, matérias-primas para os cursos serem desenvolvidos e muitas vezes esses parceiros absorvem essa mão de obra. Isso é um grande incentivo para todos os alunos. O prefeito Sérgio Xavier está trabalhando para que a profissionalização dos alunos seja cada vez mais aprimorada e proporcione boas oportunidades de trabalho”, declarou.
O secretário de Ciência e Tecnologia fez um apelo ao empresariado friburguense de moda íntima para conhecer e visitar o Centro de Formação Profissional e, se desejarem, firmar uma parceria entre o setor público e o setor privado para aproveitar ainda mais a mão de obra que é formada ali.
Professores elogiam capacitação
O instrutor do Centro de Formação que está capacitando os demais professores, Júlio Lemos, disse que a capacitação do programa Aldaces é muito importante não só para os alunos mas também para os professores. “O Aldaces é um software que permite que as modelagens sejam desenvolvidas todas por computador. Isso garante durante o processo produtivo uma qualidade do molde que está sendo produzindo. É muito importante a divulgação desse curso pois, cada vez mais, as empresas estão tendo acesso a esse tipo de tecnologia e necessitam de pessoas capacitadas.”
Julio Lemos explicou que o curso é direcionado para moda íntima mas o software possibilita a modelagem de bolsas, calçados e roupas em geral. “O software permite dar uma informação precisa sobre a redução das perdas. Esse curso é fundamental para as empresas pois o mercado exige uma série de padrões a serem seguidos e só com esse software podem ser alcançados”, finalizou.
A instrutora do Cevest Sílvia Helena Moura Magalhães, professora da disciplina Moda I e de Modelagem Computadorizada, declarou que esse curso é muito importante porque até as pequenas confecções são informatizadas e está faltando mão de obra especializada. “Estamos nos capacitando para transmitir o melhor para os nossos alunos. Esse curso facilita também a vida do empresariado, economiza tempo e evita desperdício de material”, declarou Sílvia Magalhães.
Deixe o seu comentário