(SECOM) A Secretaria de Assistência Social está implementando através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O secretario de Assistência Social, Carlos Antônio Maduro, explicou que o Peti é um conjunto de ações visando a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos do trabalho infantil. “O Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)”.
O secretário explicou ainda que o trabalho começa através dos Centro de Referência com crianças e com as famílias. “Estamos implantando dentro do Peti, o projeto Juventude Musicista. Essa é uma das ação mais importantes para o governo municipal. A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal (Secretaria de Assistência Social) com a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, através da Escola de Música, está trabalhando com 100 crianças da zona urbana e rural que estavam em situação de risco, dando a oportunidade para que elas aprendam música”, declarou o secretario de Assistência Social.
Maduro disse ainda que o prefeito Dermeval Neto imediatamente abraçou a ideia e está dando todo o incentivo para inserir essas crianças nesta ação. “O nosso objetivo é que elas estudem e no horário ocioso participem de aulas musicais. O projeto funciona das 8 às 17 horas, na sede da Sociedade Musical Campesina Friburguense e já existem seis turmas acontecendo. No primeiro momento, são aulas teóricas e em breve, elas vão começar a praticar nos instrumentos, que já foram adquiridos através de licitação”, afirmou o secretário de Assistência Social.
Resgate Social das Crianças
Para o presidente Campesina Friburguense, Carlos Magno da Silva, o projeto Juventude Musicista demonstra a integração entre o poder público e o privado. “A música está presente em todos os momentos das nossas vidas. E essa parceria é muito importante para a sociedade friburguense. A Campesina é pioneira em participar desse projeto social que transforma a vida das crianças. Estamos plantando uma semente para o futuro e temos certeza que essa semente vai dar bons frutos”, afirmou Carlos Magno.
O prefeito Dermeval Neto considera que erradicar o trabalho infantil com o projeto Juventude Musicista é um passo fundamental e primordial para o resgate social. “A prefeitura tem como principal objetivo a retirada dessas crianças do risco social. Nossa preocupação é que essas crianças sejam inseridas dentro de um contexto social e que elevem a qualidade de vida das mesmas. Essa parceria com a Campesina Friburguense, garante o aprendizado da música e proporciona uma melhoria para as crianças em todos os setores de sua vida”, finalizou Dermeval Neto.
Deixe o seu comentário