Na última semana, a Secretaria Estadual de Ambiente reuniu, através do superintendente Carlos Frederico Castelo Branco, o Calico, aproximadamente 24 representações de Agendas 21 e a Apa de Gericino Mendanha, mais representantes convidados por Nova Friburgo da Petrobras, setor de relacionamento corporativo, Ricardo Frosini de Barros Ferraz, Ana Paula Costa e Paulo Brahim, representante de Furnas Centrais Elétricas, o engenheiro florestal Gaalahad D.A. Fernandes, e o assessor do vereador Marcelo Verly, Bruno Bohrer. Na ocasião foi feita uma rápida apresentação de cada Agenda 21 e seus pontos mais relevantes, e lida a memória da reunião do 3º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (Rebal), junto ao Fórum Social Mundial, que aconteceu em Porto Alegre/RS, e as comemorações dos cinco anos de atividades da Rebal.
Na mesma oportunidade foi lançada a Maratona Estadual de Agendas 21, em que cada cidade que já possui sua Agenda 21 iniciada passará a ser referência para outras cidades que ainda não estão trabalhando o projeto, que é de nível nacional. No estado do Rio existem apenas 42 agendas em andamento e alguns outros projetos em nível de bairro, escolar, mulher, universitária, agricultura familiar, portadores de necessidades especiais e GLBT. Essas agendas serão estudadas em uma semana, com todos os seus protagonistas, que discutirão e, ao fim de cada segmento será elaborada uma carta sobre os temas levantados e apresentada à comunidade. Um outro encontro será com empresas, coordenado pela Petrobras e Firjan, no município que também terá a carta referente a este encontro setorial.
Outro evento será o 3º Encontro Estadual de Agendas 21, que também contará com grande número de parceiros da Rebal e será realizado em alguma cidade do estado que ainda não foi escolhida, com previsão de 2.500 participantes, o que será um fim de semana patrocinado por grandes empresas.
Para terminar aconteceu uma votação regionalizada, com o objetivo de ter uma representação em nível estadual, que ficou definida por consenso, e que atuará como secretaria executiva até o 3º Encontro Estadual de Agendas 21. A região noroeste do estado ficou representada por Natividade, Baixada Fluminense por Mesquita e Nova Iguaçu, Leste e Comperj por Guapimirim e São Gonçalo, Norte do estado por Macaé. O Centro-Sul ficou representado por Paty de Alferes e o Médio Paraíba com Resende. A Região Serrana mais Comperj ficou com Nova Friburgo. Dentro deste colegiado será eleito um representante no 3º Encontro Estadual de Agendas 21.
Deixe o seu comentário