Secretaria de Agricultura busca parcerias para desenvolver produção rural

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O secretário de Agricultura de Nova Friburgo, Roberto Wemelinger, esteve reunido dia 11 com o superintendente do Ministério da Agricultura, Pedro Cabral, o presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, a gerente estadual do Sebrae, Fernanda Gripp, e representantes dos produtores rurais do município, para tratar da organização da 9ª Festa da Flor e da distribuição de produtos agrícolas. Os técnicos responsáveis pelos órgãos envolvidos discutiram soluções para o escoamento da produção e cultivo sustentável das plantações.

Wermelinger informou que, entre outras parcerias articuladas com a Emater-Rio, está o convênio com o programa de extensão rural, que proporciona aos produtores assistência técnica e orientações quanto ao cultivo de produtos. A Embrapa também se disponibilizou a enviar profissionais especializados em pesquisa de plantio e análise de solo, com a criação de sistemas sustentáveis de irrigação e cultivo.

“Estamos trabalhando com parcerias que beneficiem todas as etapas da produção rural. Junto com o Banco do Brasil abrimos linhas de crédito para o produtor, buscando facilitar o transporte de mercadorias e dar fôlego aos empreendedores. A escola técnica Ibelga, criada por Heródoto em governos anteriores, criará, junto com a secretaria, programas de preservação ambiental e campanhas educativas nesse sentido”, avaliou Wermelinger.

Na superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o secretário de Agricultura foi recebido pelo diretor Marcelo Junqueira e tratou do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que, através do governo federal, agiliza a aquisição de parte da produção agrícola dos trabalhadores rurais (até R$ 4 mil) e direciona os alimentos a entidades assistenciais do município, como Apae, Afape, Lar Frederico Meyer, Casa dos Pobres e Lar Abrigo Amor a Jesus. Wermelinger pretende, em pouco tempo, aumentar a participação de produtores e número de entidades no programa. “A parceria com entidades estaduais e federais é fundamental para o crescimento da agricultura local e a busca por novos recursos. Contatos também foram feitos com gestores de outros programas para viabilizar o incentivo à floricultura e fruticultura do município”, garantiu o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade