Secretária Camila Ponce confirma: “Duas Barras foi contemplada com PAC das Cidades Históricas”

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Duas Barras Camila Ponce, confirmou na manhã da última segunda-feira dia 9 de novembro, que o município foi contemplado com a inclusão no PAC das Cidades Históricas, o que irá garantir o recebimento de investimentos de infraestrutura direcionados para a restauração, ampliação e valorização do seu acervo histórico.

Visivelmente feliz ao anunciar mais esta conquista de sua pasta, a secretária confirmou que das 30 cidades do Estado do Rio de Janeiro que se inscreveram para o programa, somente 15 foram contempladas com o chamado PAC das Cidades Históricas. Além de Duas Barras também foram contempladas as cidades do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Quatis, Quissamã, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Pedro D´Aldeia e Vassouras. A notícia foi confirmada pela coordenação do Plano de Ação para as Cidades Históricas (Pach), comandada diretamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RJ). Camila Ponce se disse entusiasmada com a perspectiva de o município receber recursos para investimento em preservação do centro histórico “Sem dúvida é um momento ímpar para nossa cidade, pois para o desenvolvimento do turismo local é necessário que se invista em preservação de nosso patrimônio histórico”.

O anúncio da inclusão da histórica cidade de Duas Barras, berço do cantor, poeta, escritor e compositor Martinho da Vila e que nasceu atendendo pelo nome de Vila Taphera, ocorreu no último dia 21 de outubro na cidade de Ouro Preto-MG, logo após a solenidade de lançamento do PAC das cidades históricas. Solenidade da qual participaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e o superintende do Iphan/RJ Carlos Fernando Andrade, entre outras autoridades e lideranças.

Falando a respeito da conquista o Prefeito de Duas Barras Antônio Carlos (PMDB), adiantou que “No plano de Duas Barras estão previstas obras de restauração do centro histórico; instalação subterrânea de rede elétrica; realização de um amplo inventário turístico/cultural; entre outras ações de grande importância para a infraestrutura e preservação histórica da cidade. Como foi recente o anuncio da inclusão de Duas Barras no PAC das cidades históricas ainda não é possível precisar o valor do recurso que será disponibilizado pelo governo federal para o município. Entretanto, nossa equipe está atenta para cumprir todas as exigências das autoridades vindo concretizar as ações previstas pelo PAC”, disse.

 Ainda falando sobre a questão do patrimônio histórico, a secretária Camila Ponce confirmou que o plano de ação de Duas Barras já foi encaminhado às autoridades e que, além disso, está em andamento no Iphan/RJ o pedido de tombamento federal do centro histórico da cidade bibarrense e a solicitação do registro das Folias de Reis do município na condição de patrimônio imaterial da cultura local. Essas solicitações foram oficializadas por ocasião da visita do superintendente do Iphan/RJ, Carlos Fernando Andrade, ocorrida no último mês de agosto, quando o mesmo teve um encontro reservado com o prefeito Antônio Carlos em seu gabinete.

Vale lembrar que o PAC das cidades históricas conforme informações do governo federal está previsto para acontecer em 173 cidades espalhadas por vários estados do Brasil e que segundo o superintende do Iphan/RJ, Carlos Fernando Andrade ressaltou “O grande diferencial do programa é a requalificação urbana das cidades, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida dessas cidades”, confirmou.

Conforme informações da assessoria da secretária Camila Ponce, durante o mês de novembro ainda deverão acontecer alguns encontros promovidos pelo Iphan/RJ com o objetivo de promover a finalização e revisão de todo o plano de ação para o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade