Nesta terça-feira, 7, o Sebrae promove o 3º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento (ADs). O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico e será realizado no Hotel Vila Verde, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), km 3, em Córrego Dantas, das 9h às 17h.
Aberto para o credenciamento a partir das 8h30, a primeira atração do encontro será a palestra “Atuação em rede”, com Augusto Gutierrez — tecelão de redes de aprendizagem, ganhador de prêmios como Personalidade do Ano em Sustentabilidade e “Liderança em Inovação Social” —, às 9h30.
Na sequência, o painel “Diálogos do desenvolvimento - compras públicas sob a ótica da merenda escolar”, organizado por Carla Monnerat, secretária de Educação de Três Rios, e André Viana, produtor rural. Depois a discussão será sobre o tema: “Agentes de Desenvolvimento em foco” com grupos das regiões Serrana, Noroeste, Médio Paraíba e Centro-Sul. Também estarão presentes no evento o Portal Rio Oportunidades de Negócios: de olho nas oportunidades do estado do Rio de Janeiro e o Prêmio MPE Brasil.
Às 14h30 será apresentado o caso de sucesso “Rio mais fácil” e, às 15h30, haverá bate-papo com especialistas para troca, orientação e esclarecimento de dúvidas dos agentes de desenvolvimento.
Entre os palestrantes, André França, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Delmir Custódio, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja); Flávia Oliveira, da Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro e Rafael Lanhas, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Para a analista do Escritório Regional Serrana I do Sebrae, Raquel Stumm, o encontro é de suma importância para o fortalecimento das atividades dos agentes de desenvolvimento locais, a partir do momento em que iniciativas de sucesso aplicadas em outros municípios poderão ser aproveitadas pela Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, que é formada por gestores de oito cidades da região, entre as quais: Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Sumidouro e Trajano de Moraes.
“Foi a partir da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (lei complementar 123/2006 - alterada pela lei complementar 147/2014), que o papel do AD se tornou fundamental para o desenvolvimento das regiões, pois é ele quem age em prol da integração entre empreendedores e poder público, principalmente quando divulga e dissemina a prática da desburocratização e a facilidade de acesso às compras públicas geradas pela legislação aos pequenos negócios. É com base nesses princípios que a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, formada em nossa região, desde maio de 2015, pretende aprimorar e manter sua articulação em benefício aos pequenos negócios”, afirma.
Vale destacar que a agente de desenvolvimento é uma função criada pela lei complementar 128/2008 e exercida por servidores públicos cuja função é auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Sua atuação é fundamental para articular ações públicas que promovem desenvolvimento local e territorial. Além disso, os ADs também agilizam os processos empresariais com o objetivo de reduzir prazos e incentivar a formalização.
Deixe o seu comentário