Se afaste da geladeira de madrugada!

Equilibrar a refeição durante o dia é a melhor forma de calar a boca da sua fome ao longo da noite
sexta-feira, 22 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Por Alessandro Lo-Bianco

Vamos ser sinceros, vai... Você se controla durante o dia, nós sabemos! Ao acordar você toma um café da manhã legal, procura almoçar uma refeição leve com bastante salada e um pouco de proteínas e carboidratos, tudo bem... Mas quando chega a noite nasce uma fera ávida dentro do seu estômago e pronto, vai tudo por água abaixo. Num ato impensado você acabou de assassinar algumas guloseimas para, simplesmente, ainda meio sonâmbulo, deitar e continuar a dormir. Este mal chamado “fome noturna” é um dos principais motivos para aqueles “quilinhos extras” que você jura não saber de onde vêm.

Na maioria dos casos analisados, grande parte das mulheres e homens não consegue escapar deste ato por um simples motivo: dieta rígida durante o dia e ansiedade durante a noite. Perceba que o que era para estar lhe ajudando pode estar fazendo um efeito reverso, já que para se defender dos longos períodos de carência alimentar decorrentes da sua rígida dieta, o corpo absorve plenamente os nutrientes dos alimentos. Desta forma, o organismo busca repor a carência durante a noite, e é aí que você cai em tentação.

Segundo a nutricionista Lílian Assis, formada pela UFRJ e especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, “o ideal é que a pessoa tenha uma dieta equilibrada durante o dia para que o organismo não sinta essa necessidade durante a noite. Temos que perceber também que existem outros fatores que devem ser observados. Por exemplo, pode ser uma questão de hábito, de rotina atacar a geladeira. Deve-se avaliar se a pessoa também não sofre de insônia, pesquisar outros fatores que a levam a ter este tipo de atitude. Reeducar nosso organismo e nossa cabeça é fundamental para uma vida mais sadia”, conclui. O Caderno Light procurou algumas dicas que ajudarão você, caso esteja precisando de uma “mãozinha”, a largar o braço da geladeira durante a madrugada. Confira!

1- Não confunda sede com fome: Não há nenhuma comprovação de que beber água reduz o apetite, pelo contrário, isso pode fazê-lo acordar mais vezes de madrugada para ir ao banheiro. Mas esteja atento se você não tomou a quantidade necessária de água ao longo do dia, pois o organismo também busca se hidratar. Confundir sede com fome pode ser mais comum do que você imagina.

2- Não ultrapasse o limite de três xícaras de café por dia: O excesso de cafeína pode aumentar a ansiedade e dificultar o controle na hora de um acesso de gula. O ideal é que o café seja tomado no período da manhã até as 15h.

3- Coma pequenas porções ao longo do dia: É preciso se alimentar de bem ao longo do dia, fazendo de quatro a seis refeições. O ideal é que você não fique sem comer a cada quatro horas.

4- Cuidado com o que come no finalzinho da tarde: Alimentos com alto índice glicêmico, como uva, geleia ou pão francês, desencadeiam um aumento na secreção de insulina, diminuindo as taxas de glicose no sangue e favorecendo a fome depois de algumas horas. Evite neste período: refrigerantes, doces, arroz branco e alimentos que contenham trigo branco e carboidratos. Opte por comer sanduíches naturais com pão integral, sucos de frutas, cereais e iogurtes desnatados.

5- Ao terminar de jantar, escove os dentes: Não há nada comprovado cientificamente que o gosto do creme dental costuma inibir o apetite. Mas depois de fazer aquela higiene bucal caprichada, você não vai querer comer pra repetir o processo todo de novo...

6- Prefira comer muitas coisas pouco calóricas, do que poucas coisas muito calóricas: A sensação de estômago cheio está ligada ao tempo de mastigação. Gelatina batida com iogurte light, por exemplo, engorda muito menos que a mesma porção de sorvete.

7- Pratique uma atividade física: Pelo menos meia hora de exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, nadar ou correr) tira a vontade de comer por duas horas.

8- Substitua doces por alimentos que tenham paladar semelhante: Um punhado de uvas passas ou banana assada com canela (sem açúcar) proporciona uma sensação de prazer parecida com a do doce e são bem menos calóricos. Vale nessa hora até três ameixas ou cinco damascos.

9- Controle o estresse e evite se entupir de comida com a desculpa de que isso relaxa: Procure meios saudáveis de diminuir a tensão como dançar, tomar um banho ou uma atividade que lhe dê prazer. Que tal sexo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade