Saudável discussão

terça-feira, 13 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

DIVERSOS congressos, encontros e simpósios que discutem a mobilidade urbana em todo o país levam em consideração a implantação de ciclovias e o uso de bicicletas nos centros mais populosos como forma de desafogar o intenso tráfego nas cidades. A discussão dá a exata dimensão da importância daquele veículo, cada vez mais presente hoje em dia em nosso cotidiano. Misto de prazer e necessidade, a bicicleta vem se firmando como transporte alternativo em meio ao caos do trânsito urbano, como já são hoje as motocicletas.

PROMESSA DE campanha de políticos, inclusive em Nova Friburgo, as ciclovias também ganharam espaço nas grandes e pequenas cidades e já fazem parte da malha viária. Uma ou mais ciclovias podem ser implantadas em Nova Friburgo facilitando a locomoção e investindo num transporte não poluidor, de excelente benefício para a saúde do usuário, além, evidentemente, de tornar qualquer trajeto mais rápido.

EM OUTRAS épocas, o município ostentou com orgulho uma grande quantidade de bicicletas, utilizadas quer para o trabalho, quer nas escolas e para passeio. Pelas fábricas, amplos bicicletários alojavam dezenas, centenas de bicicletas. Os idosos friburguenses poderão comprovar, com nostalgia, como a locomoção era feita e a comodidade do seu uso.

ATUALMENTE, a invasão dos automóveis nas ruas da cidade tornou a convivência um risco diário, levando a muitos acidentes, como já noticiamos inúmeras vezes nas páginas deste jornal. Para que não continuemos sofrendo estes riscos, torna-se necessária a adoção de práticas urbanas que privilegiem tanto o ciclista quanto o pedestre,  modificando a concepção errônea da comodidade em quatro rodas.

UMA CIDADE com geografia complexa como a nossa não pode suportar o volume de veículos sem uma prática de transporte alternativo saudável e civilizado. A bicicleta, mais do que nunca, tem espaço em Nova Friburgo. Desde que nossas autoridades compreendam a sua importância, para o bem do friburguense de hoje e das gerações futuras.

A CADA DIA agrava-se a questão ambiental no planeta e medidas ecologicamente corretas deverão ser implantadas em todos os países para minimizar o grave problema, principalmente a emissão de gases poluentes. Nova Friburgo, com todo o seu rico patrimônio natural, pode se beneficiar com esta chamada “economia verde”, adotando ações pró-ativas no sentido de torná-la, também, a capital do meio ambiente. As iniciativas serão bem-vindas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade