Bruno Pedretti
Uma noite de muito bom gosto e requinte na Praça do Suspiro, local onde foi montada uma tenda para receber empresários, autoridades, imprensa e participantes que atuam na moda íntima de Nova Friburgo. Trata-se da Satélite Fevest 2011, a conceituada Feira do Vestuário do Polo de Moda Íntima, Praia e Fitness, que acontece desde 1992, e apresenta um novo formato este ano.
O evento, que vai até amanhã, 30, promete, principalmente, inovação. Ao invés da tradicional montagem dos estandes de divulgação das confecções no Country Clube, os visitantes são levados aos polos onde são confeccionadas as peças, em nove vans disponibilizadas pelos organizadores, que partem, de 30 em 30 minutos, das 8h às 18h, durante os dias de funcionamento do circuito. As vans azuis circulam no bairro de Olaria, as cor-de-rosa na Ponte da Saudade, e as de cor verde em Conselheiro Paulino, três grandes pontos referenciais da moda íntima no município. Ao todo serão 60 confecções visitadas, 60% a mais do que nos outros anos, oferecendo mais dinamismo e mobilidade aos compradores e empresários.
Os parceiros permanecem os mesmos, cada vez mais ligando suas marcas à Fevest. Colaboram para que a Feira do Vestuário aconteça o Senai Moda, Sistema Firjan, Sebrae, Governo do Estado do Rio, Conselho de Moda, Texbrasil, Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), Prefeitura de Nova Friburgo, Banco do Brasil e Governo Federal. O Governo do Estado arcou com toda a estrutura de desfiles, contratando todos os serviços.
Autoridades falam da inauguração do evento
Por volta das 19h de segunda-feira, 27, a Praça do Suspiro estava repleta de pessoas interessadas em participar da abertura do Satélite Fevest 2011. Presentes, diversos empresários do segmento da moda íntima, confeccionistas, compradores de outros municípios, vereadores, representantes de importantes entidades e o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira.
Ao entrar na tenda, os participantes do Satélite Fevest 2011 eram recebidos com refinado coquetel e podiam já conferir algumas peças expostas em manequins ao longo do corredor.
O empresário e presidente do Sindvest, Paulo Chelles, inaugurou o microfone com palavras de otimismo e esperança para o Satélite Fevest 2011. “É uma honra participar da Fevest. Este evento é bem diferente das edições anteriores, por isso promete ficar na memória. Temos que mostrar que a tragédia de janeiro não nos derrotou, mostramos garra e determinação. O evento não perdeu qualidade e elegância, manteve o tom alegre e festivo das outras edições”, ressaltou Chelles.
O superintendente regional do Banco do Brasil, Alexandre Vitorino, também discursou. “O Banco do Brasil vem reforçar um compromisso com o povo friburguense e, principalmente, com os empresários, para reerguermos a cidade”, destacou.
Na sequência, o superintendente da Abit, Renato Leme, cumprimentou o público. “O povo lutou muito e deixou a cidade próxima à realidade e do patamar que Nova Friburgo merece. A Abit tem feito um esforço para que as condições de mercado do município melhorem”, comentou Renato Leme.
Quem também participou das primeiras palavras oficiais do Satélite Fevest 2011 foi o presidente regional da Firjan, Vicente Bastos Ribeiro. “Estamos reunidos para celebrar a abertura da Fevest. O novo formato do evento só comprova a capacidade de inovação do empresariado”, disse.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jésus Mendes Costa, afirmou que Nova Friburgo está se recuperando com rapidez. “O Sebrae sempre esteve na Fevest, mas agora com o sentimento muito maior. Vejo a cidade alegre, recuperada, porque a principal indústria está de volta. Aqui vive um povo forte, corajoso e capaz de vencer todas as adversidades”.
Maurício Borges, presidente da Apex, disse que a abertura é apenas um início das atividades, que muita coisa ainda está por vir. “Queremos estar sempre ao lado do empresariado, apoiando”, frisou. A subsecretária de Comércio e Serviços do Estado, Dulce Ângela, também discursou, representando o vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão.
A última personalidade a falar antes do início do desfile foi o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira. “Tenho que agradecer ao governador, pois ele colaborou para que este evento acontecesse. Ainda há alguns lugares que foram muito sofridos, mas também devemos falar que o povo está lindo e guerreiro. Vou ser sempre grato, estou aprendendo muito, e Paulo Chelles é um dos meus professores”, encerrou Dermeval.
Desfile e festa para
finalizar o primeiro dia
Para encerrar o primeiro dia do Satélite Fevest 2011, um desfile com 13 modelos foi promovido na tenda, quando diversas confecções expuseram suas peças. O desfile foi o ponto alto da inauguração — e, ao término, o show com a banda Na Vitrola animou ainda mais os convidados.
Deixe o seu comentário