Sarampo: mais de 1.200 crianças imunizadas no último sábado

Campanha voltada para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos continua até esta sexta-feira nos postos de saúde
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Sarampo: mais de 1.200 crianças imunizadas no último sábado

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou nesta segunda-feira, 21, que 1.267 crianças foram imunizadas, no último sábado, 19, durante o Dia D de vacinação contra o sarampo. Destas, 123 tomaram a dose contra a doença, o restante atualizou a caderneta de vacinação. A campanha para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos continua até a próxima sexta-feira, 25, em postos de saúde do município. 

O Dia D aconteceu em todo o país das 9h às 16h. Em Friburgo, as doses foram disponibilizadas no posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Tunney Kassuga (Olaria), Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e José Copertino Nogueira (São Geraldo). A imunização foi realizada também nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Amparo, Centenário, Mury, Nova Suíça, São Geraldo, São Lourenço e Varginha. Pais e responsáveis também puderam vacinar os pequenos na Escola Municipal Acyr Spitz, em Lumiar, onde aconteceu, no domingo, 20, mais uma edição da ação social Cidade Solidária.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação começou no último dia 7 e vai até o próximo dia 25. O balanço parcial aponta que até o último sábado, 19, 88% das crianças entre 1 e 2 anos receberam pelo menos uma dose da vacina contra a doença. Essa faixa etária é utilizada como parâmetro para o acompanhar a cobertura vacinal em todo o país. 

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmadas 13 mortes pela doença no Brasil, sendo sete (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados da doença, o que corresponde a um aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior. Pelo menos 20 estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios

Segunda etapa da campanha

O Ministério da Saúde informou ainda que haverá uma segunda fase da campanha de imunização contra o sarampo voltada para jovens entre 20 e 29 anos, que acontecerá de 18 a 30 de novembro. O Dia D para este público-alvo será em 30 de novembro. Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade