Texto e fotos: Alex Sandro Santos
São Pedro da Serra é um lugar pacato, onde a natureza habita em exuberância, sendo o abrigo de muitos simpáticos e acolhedores residentes e refúgio para tantos turistas que vêm das grandes metrópoles em busca de paz e tranqüilidade.
Palco de talentos, que se distribuem em diversos pontos deste formoso lugarejo, seja através da música, das artes plásticas e da gastronomia, São Pedro da Serra respira e expira arte.
Caminhos de terra batida, casinhas que inspiram poesias, pássaros que cantarolam em liberdade, fumaça saindo de chaminés, sons de bambus. Muito mais que um ambiente sereno, São Pedro da Serra disponibiliza a seus muitos freqüentadores excelentes pousadas e restaurantes, que conquistam os clientes com ambientes harmoniosos e aquecidos, em meio a uma vista deslumbrante.
Anualmente, em junho, acontece a grande festa em comemoração ao santo padroeiro que dá nome ao lugar. As ruas são fechadas e, ao invés de automóveis, os paralelepípedos da avenida principal, onde se encontra o centro comercial, recebem um gigantesco número de pessoas de toda parte do Brasil, que se divertem até altas horas da noite, ao som das bandas locais.
Em São Pedro da Serra podem ser facilmente encontradas plantações de aipim, tomate, couve-flor, inhame, pimentão, verduras e hortaliças que se desenvolvem bem com o clima ameno da região montanhosa.
O silêncio das noites é cortado pelos ruídos dos sapos-martelos, pererecas e grilos. A proximidade com o céu permite uma reflexão profunda sob o luar e as estrelas.
As principais atrações do distrito são as caminhadas ecológicas, a charmosa praça do coreto, piscinas naturais e os muitos eventos culturais que acontecem nos fins de semana e feriados.
Deixe o seu comentário