São Geraldo: posto de saúde é reformado

quinta-feira, 18 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
São Geraldo: posto de saúde é reformado
São Geraldo: posto de saúde é reformado

(SECOM) Os moradores do bairro São Geraldo já podem usufruir do posto de saúde do local, que está completamente reformado, em excelentes condições. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (Posto de Saúde de São Geraldo) chegou a ter a indicação para ser demolida, devido a problemas em suas instalações. Na solenidade que marcou a entrega oficial do posto remodelado, na manhã desta terça-feira, 16, o prefeito Sérgio Xavier explicou que assim que assumiu o governo tomou ciência de que o posto seria demolido. Como destacou o prefeito, que disse ter ficado inconformado com a decisão, pediu que a Secretaria municipal de Obras avaliasse a situação, que detectou que uma reforma resolveria os problemas do prédio. E assim foi feito.
A unidade de saúde de São Geraldo foi interditada em 9 de dezembro de 2011, passando a funcionar na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues. Com o início do ano letivo, em 1º de fevereiro de 2012, a unidade passou a atender na Igreja Presbiteriana Esperança, também em São Geraldo, isso até o dia 17 de maio, em que o atendimento voltou a ser feito na unidade original, que foi reformada, e conta com enfermagem e médicos nas especialidades clínico geral, dentista, otorrino, ginecologista, gastro, dermatologia e serviços aplicados às unidades básicas, como pesagem de crianças, curativos, aferição da pressão arterial e demais atendimentos básicos. No total, são mais de 1,5 mil atendimentos por mês.
O secretário de Saúde, Rafael Garcia, explicou que o posto foi totalmente reformulado, em que na parte de trás, próximo ao rio, estava caindo. No local foi feito um muro de contenção, assim como também foi feita a ampliação e reforma de todas as salas. “Agora vamos começar a instalar os aparelhos odontológicos, que foram comprados em outra gestão sem haver previsão de instalação. Já estamos providenciando a empresa que vai fazer o serviço. Lembro ainda que tudo o que foi feito aqui está dentro do gabarito proposto pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário, que disse ainda que muitos não têm noção do que o governo Sérgio Xavier enfrentou quando assumiu a Prefeitura, uma vez que o município em três anos teve três prefeitos e sete secretários de saúde.
O secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, destacou que ao fazerem a análise da situação do posto, em dezembro do ano passado, percebeu-se que não era necessário o posto ser demolido. “Bastava ser recuperado, como foi feito. Com certeza, se o posto fosse demolido, não haveria recursos e mão de obra suficientes para reconstruí-lo”, explica Clauber durante a solenidade.
Em 14 de janeiro, a Unidade Básica de São Geraldo realizou um mutirão da saúde que contabilizou mais de 300 atendimentos. Na época a unidade ainda estava instalada provisoriamente na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, no mesmo bairro. Na ocasião, a população teve acesso a atendimentos de diversas especialidades como pediatra, clínico geral, pneumologista, otorrinolaringologista, assim como puderam fazer teste de glicemia, aferição de pressão, preventivo ginecológico e odontológico.
O prefeito Sérgio Xavier aproveitou a solenidade para informar que esteve com o secretário estadual de Saúde, e o mesmo sinalizou positivamente para que Nova Friburgo possa direcionar as cirurgias eletivas para serem feitas em hospitais de cidades vizinhas, como Petrópolis e Teresópolis, desafogando assim a grande demanda do Hospital Raul Sertã.
Também prestigiaram a solenidade os secretários municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Carlos Siqueira, de Comunicação Social, Janayna Saade, Defesa Civil, Ten-Cel. João Paulo Mori, Esportes e Lazer, Renato Satyro, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, assim como  servidores da unidade de saúde, pacientes e moradores do bairro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade