Santuário da Trova inaugurado com muita emoção

terça-feira, 19 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A manhã de aniversário dos 191 anos de Nova Friburgo foi bastante romântica. Isto devido à inauguração do Caminho da Trova, uma simpática praça construída próximo à Fonte do Suspiro, entre a capela de Santo Antônio e o Tiro de Guerra. O Caminho da Trova é, acima de tudo, uma homenagem à história dos Jogos Florais de Nova Friburgo, este ano em sua 50ª edição. O prefeito Heródoto Bento de Mello fez questão de prestigiar a solenidade, já que é uma das figuras que mais incentivou os Jogos Florais ao longo desses 50 anos.

A revitalização do espaço da Fonte do Suspiro ficou a cargo dos empresários Sílvio Montechiari e Joilson Wermelinger, que bancaram toda a obra, viabilizada junto ao governo municipal pelo secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy. Com a preocupação de manter o estilo neocolonial da Capela de Santo Antônio, o espaço também apresenta um pórtico e minianfiteatro típicos da Idade Média, além de trovas e a transferência para o local do monumento à trova, idealizado por Luiz Otávio, o Príncipe dos Trovadores, com os brasões da cidade e dos trovadores, a lira e a Ordem de Saint-Exupéry, tudo sob a supervisão da museóloga Lílian Barreto, o paisagista e historiador Luiz Fernando Dutra Folly e a arquiteta Luanda Folly.

A Fonte do Suspiro foi tomada por trovadores e amantes da arte de todos os cantos do país no último sábado, 16. A UBT fez a entrega de troféus em agradecimento aos irmãos Joilson e Joelson Wermelinger, ao empresário Sílvio Montechiari e ao secretário Roosevelt Concy. Com medalhas foram premiados o paisagista Luiz Fernando, a museóloga Lílian Barreto, a arquiteta Luanda, os marceneiros Lindomar de Melo e Anastácio José.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade