Santa Dorotéia lança mais uma edição do Mulher Empreendedora

segunda-feira, 28 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres em diferentes áreas de atuação profissional. Este é o objetivo da segunda edição do Prêmio Mulher Empreendedora 2011 que a Faculdade Santa Dorotéia lança no próximo dia 31, quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Sania Cosmelli, com uma palestra da empresária friburguenses Gisela Barroso, da Encanto de La Luna, vencedora da categoria Gestão em 2010.

— O Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora acontece sempre em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Este ano, em razão das chuvas de janeiro, o nosso cronograma precisou ser alterado. Por isso, a proposta de realizar o evento de lançamento e, num segundo momento, o de premiação, se tornou uma oportunidade — explica o professor Luiz Borges, que leciona Empreendedorismo na faculdade, disciplina dentro da qual o projeto está inserido.

Segundo Luiz Borges, o Brasil é um dos países que detém grande representatividade no âmbito do empreendedorismo e, neste contexto, supera até a tendência mundial quanto à participação feminina.

— Dados dão conta de que 30% dos novos empreendedores em todo o mundo são mulheres. No Brasil, as estatísticas comprovam que a presença feminina supera 40 % deste total — informou.

O prêmio

Em sua segunda edição, o prêmio é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade Santa Dorotéia e está sendo reeditado pelo professor Luiz Borges, com apoio dos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No contexto acadêmico, tem como objetivo possibilitar aos estudantes conhecer e observar na prática o comportamento dos empreendedores e também o desenvolvimento de pesquisas de campo verificando e conhecendo na prática o dia a dia destas mulheres empreendedoras.

— A primeira edição teve uma boa repercussão na sociedade. Um dos resultados desse trabalho, inclusive, foi que muitas mulheres procuraram a faculdade e o Sebrae, um dos nossos parceiros, buscando informações sobre como se inscrever, fato que à época não era possível por se tratar de um evento fechado, já que as candidatas foram previamente escolhidas pelos alunos — lembrou o professor acrescentando que, diferentemente da versão anterior, este o prêmio é aberto à comunidade.

— Outra novidade é que as inscrições e a escolha das ganhadoras vão acontecer pela internet. O site está sendo desenvolvido e será divulgado no dia do lançamento — adiantou Luiz Borges. — Além disso, ampliamos as categorias e, além de Gestão, Tecnologia e Educação, as três avaliadas em 2010, esta edição contempla também Gastronomia, Moda, Agronegócios, Engenharia e Arquitetura, Comércio Responsabilidade Socioambiental, Saúde e Beleza, Cultura e Arte, e Comunicação.

Ainda segundo o professor, como resultado deste processo, as três candidatas mais votadas por categoria concorrerão ao Prêmio Mulher Empreendedora 2011. Elas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes das empresas patrocinadoras, pessoas da sociedade friburguense, professores da faculdade e alunos. A entrega da premiação ainda não tem data definida para acontecer, mas já está marcada para junho, também no Teatro Sania Cosmelli.

Homenagens

Ainda segundo Luiz Borges, além de marcar o lançamento do Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora, a noite de quinta-feira, 31, será também de homenagens àquelas que vêm se destacando na área social e no trabalho de resgate de vidas e recuperação da cidade após a tragédia de janeiro.

Dentre as agraciadas, estão os nomes das irmãs Celma Calvão e Sania Cosmeli, pela cessão de espaço para os primeiros socorros às vítimas da Rua Cristina Ziede e o recebimento de desabrigados e doações; e da secretária de Saúde Jamila Kalil, pelas medidas que permitiram o atendimento no Raul Sertã.

Também serão lembradas Magali Gripp, pela coordenação da Humédica; a gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp; pelo apoio aos empresários; a médica Pliscia de Almeida Medel, do Corpo de Bombeiros; e a articuladora do Projeto Empreender (parceria entre a Associação Comercial e o Sebrae), Eliane de Castilho, coordenadora do Grupo de Mulheres Empreendedoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade