Santa Casa de Bom Jardim Hospital Drº Celso Hertal
Bom Jardim, 26 de agosto de 2010
Ilmo Sr. Diretor da A Voz da Serra
Prezado Senhor.
É com consternação e indignação ao lermos que foi publicado na edição datada de 26 agosto de 2010, na coluna de “Giuseppe Massimo”, sob o título “SOB VARA”, no qual narra o jornalista ao dissertar sobre fato ocorrido no dia 20, sexta-feira passada.
Ao revés dos fatos ali vinculados, o hospital de Bom Jardim não é “hospital público da cidade”, trata-se de uma conceituada Santa Casa (hospital Dr. Celso Hertal), entidade filantrópica, sem fins lucrativos que também é conveniado ao SUS.
Há de se ressaltar que em momento algum os fatos narrados ocorrem da forma publicada, haja vista que o conceituadíssimo Dr. Paulo Barros, o qual é Diretor Médico desta instituição, não foi conduzido por “viatura policial” como noticiado.
De toda sorte que o Dr. Paulo Barros, além de competente médico, se dedica a Santa Casa com zelo, dando o seu precioso tempo a esta instituição filantrópica, estando à disposição em qualquer horário, como o fez, ficando no hospital até a transferência do paciente ser efetuada.
Ocorre que, o paciente que deu entrada em nossa instituição, com grande traumatismo craniano, ocorrido dentro de seu local de trabalho, necessitando imediatamente de uma avaliação de neurocirurgia. Assim o sendo, o único hospital público de nossa região que dispõe de tal especialidade é o Hospital Raul Sertã, no Município de Nova Friburgo.
É de clareza solar que imediatamente o paciente recebeu o pronto atendimento, em nosso hospital, e dispomos de uma equipe médica de plantão, tais como: Cirurgião Geral, Pediatra e Clínico Geral, e ainda, Anestesista e Ortopedista de sobreaviso.
Vale ressaltar que no dia em comento, o hospital estava com sua equipe de plantonista completa formada pelo Dr. Jorge Quintes, Cirurgião; Dra. Elizabeth de Almeida, Clínico Geral e Dra. Dalila Mendes, Pediatra; além de toda equipe de enfermagem e enfermaria de plantão.
Após contato prévio da Direção Administrativa da Santa Casa ao chefe clínico de plantão do Hospital Raul Sertã, sem êxito para transferência, o Dr. Paulo Barros que é Diretor Médico foi contactado, para buscar resolução clínica para imediata transferência uma vez que o quadro clínico do paciente requeria cuidados, o que também não obteve êxito apesar de toda dedicação impetrada.
Destarte, vendo a dificuldade da Santa Casa em conseguir uma transferência do paciente, a empresa empregadora assumiu todos os custos médicos e hospitalares em um hospital particular em Nova Friburgo.
Imprescindível argüir que apesar de ser um Município ‘pequeno vizinho’ como citado na coluna do jornalista Giuseppe Massimo a Santa Casa de Bom Jardim através de seu Diretor Médico e Administrativo empreenderam esforços de um socorro imediato, após o pronto atendimento dos competentes médicos plantonistas.
Assim, não é outro desejo da Santa Casa de Bom Jardim em ver o seu nome RETRATADO uma vez que teve maculado o seu bom nome pela coluna do Jornalista Giuseppe Massimo em uma reportagem infundada.
Cordialmente,
Eder Carpi
Diretor Administrativo
José Gonzaga Reis
Provedor
Dr. Paulo Barros
Diretor Médico
Deixe o seu comentário