Os Sanfoneiros da Serra, grupo formado com músicos de Lumiar e São Pedro da Serra, apresentou-se no Salão Estadual de Turismo, realizado em Paraty nos dias 23 e 24 de abril, evento que o governador Sérgio Cabral definiu da seguinte maneira: “Além de ser uma grande vitrine das potencialidades turísticas do nosso estado, o Salão de Turismo é uma oportunidade extraordinária para a geração de negócios e o consequente desenvolvimento do interior”.
Os Sanfoneiros da Serra fizeram parte da representação do município de Nova Friburgo no evento de Paraty, onde realizaram duas apresentações de cerca de uma hora cada, às 16h e 18h na sexta-feira, dia 23, tendo despertado grande empolgação do público que circulava pelo Salão de Turismo, levando muita gente a dançar.
A animação dos sanfoneiros foi contínua durante as viagens de ida e de volta. Saíram de Lumiar às 5h30 da sexta-feira e chegaram a Paraty às 12h, sendo recepcionados pelo secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs. Às 3h do sábado estavam de volta. Foram 11 integrantes do grupo, além de alguns familiares e de diretores da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense: o presidente, Manoel Antônio Spitz Sodré, o vice-presidente, José Waldir da Costa (conhecido como Zé Pinto) e o diretor administrativo, Edimar Heiderich.
Erley Verly, conhecido com Lelei, que toca triângulo disse que a viagem “foi uma alegria só” e que deseja participar de outras atividades como essa. Ele acha muito bom o fato de a Euterpe Lumiarense estar organizando as apresentações dos sanfoneiros porque assim passam a ter lugar para ensaiar, além de transporte, como o ônibus para a viagem a Paraty. A viagem dos sanfoneiros resultou do esforço conjunto da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, do Covention Bureau e do Sebrae de Nova Friburgo.
Junto com os sanfoneiros estava Bercília Mozzer de Morais, professora aposentada e filha do patriarca lumiarense Astrogildo Mozer, grande incentivador da banda, e esposa do sanfoneiro Estanislau de Morais conhecido como Lau. Para Bercília, “a viagem foi maravilhosa e seria bom se pudesse haver outras, para outras cidades do estado do Rio ou para outros distritos de Nova Friburgo, que faria os sanfoneiros se sentirem realizados”.
O sanfoneiro Lau também ficou feliz, afirmando que “o pessoal gostou, foi bem aplaudido, tocou bastante”. Lembrou que o grupo não é profissional, “mas faz o que sabe, da melhor maneira possível”. Lau quis chamar a atenção para a importância de acontecimentos como este para a “cultura do lugar” e manifestou seu agradecimento ao secretário de Turismo, Nauro Grehs, pelo incentivo e pela boa recepção dos sanfoneiros em Paraty. Disse ainda que o secretário acompanhou o grupo até o ônibus, na hora de voltar, atitude que sensibilizou muito os sanfoneiros.
A organização das apresentações dos Sanfoneiros da Serra é parte do trabalho de resgate da musicalidade e da cultura local, realizado pela Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, que conta com diversos apoios e parcerias. As apresentações estão incluídas no calendário turístico oficial de Nova Friburgo e acontecem todo segundo sábado de cada mês, na Praça Carlos Maria Marchon, no centro de Lumiar, às 19h30. A Prefeitura de Nova Friburgo garante o som para essas apresentações. A Euterpe Lumiarense conta também com o apoio do jornal A VOZ DA SERRA. O empresário Jorge Aguiar, da Caminhos Dourados, é grande amigo dos sanfoneiros e tem contribuído muito para que a Euterpe Lumiarense desenvolva seus projetos.
Deixe o seu comentário