Em cerimônia militar realizada na manhã de ontem, 15, foi realizada a transferência de subordinação do Sanatório Naval de Nova Friburgo, do setor operativo para o setor de pessoal da Marinha do Brasil. Presidida pelo comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Álvaro Luiz Pinto, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares como o diretor-geral de pessoal da Marinha, almirante de esquadra, José Antônio de Castro Leal, o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld e o diretor de Saúde da Marinha, vice-almirante Edson Baltar da Silva.
A mudança visa ampliar e aperfeiçoar a capacidade do Sanatório em benefício da família naval e é resultado de um estudo administrativo que observou a adequação do serviço médico-hospitalar e o emprego eficiente e eficaz de seus meios materiais e de pessoal, visando o atendimento aos militares e dependentes em mais de 190 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Fruto deste estudo surgiu a necessidade de transferência de subordinação deste Sanatório Naval para o setor do pessoal com o objetivo de aprimorar a sua estrutura a fim de atender ao crescente número de municípios apoiados e sua demanda por procedimentos médicos, odontológicos e ambulatoriais”, destacou um trecho da ordem do dia, de autoria do comandante de Operações Navais.
O ponto alto da solenidade, realizada no pátio da instituição, foi a assinatura do livro de estabelecimento da organização militar ao setor de pessoal da Marinha do Brasil. Além das autoridades acima, também participaram da assinatura o prefeito Heródoto Bento de Mello, o diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha, contra-almirante Paulo Cesar de Almeida Rodrigues e o diretor de Assistência Social da Marinha, contra-almirante, Ricardo Albergaria Claro.
Um coquetel na Casa do Velho Marinheiro marcou o encerramento da cerimônia, que entrará para história da instituição militar pelo seu significado. As autoridades e convidados foram recepcionados pelo diretor do Sanatório, o capitão de fragata médico Nestor Francisco Miranda Júnior e pela vice-diretora, a capitã de corveta Maristela Araújo de Almeida. Entre as muitas personalidades presentes, o secretário-geral de Governo, Braulio Rezende, acompanhado de várias autoridades municipais. O presidente da Soamar, Nelson Alvarez de Souza também prestigiou a cerimônia ao lado de diversos soamarinos.
Deixe o seu comentário