O Sanatório Naval de Nova Friburgo promove nesta quinta-feira, 10, solenidade em comemoração ao Dia do Marinheiro, a partir das 10h, na Praça Marcílio Dias, no Paissandu. A cerimônia será presidida pelo diretor da instituição, o capitão de fragata Nestor Francisco Miranda Júnior, e contará com a presença de autoridades civis e militares, além de diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino. O secretário Geral de Governo, Braulio Rezende, e a secretária municipal de Educação, Ledir Porto, já confirmaram presença no evento, que promete movimentar a praça.
Na primeira parte da solenidade será prestada homenagem ao patrono da Marinha e a todos os marinheiros, antecipando as comemorações de 13 de dezembro. Neste dia, a Marinha do Brasil comemora o Dia do Marinheiro, data natalícia de seu patrono, almirante Joaquim Marques de Lisboa, o marquês de Tamandaré. A data foi escolhida em 1925 pelo então ministro da Marinha, almirante Alexandrino de Alencar, em homenagem ao almirante Tamandaré, por seu arrojo, bravura e patriotismo. Suas ações bem-sucedidas são exemplos não somente para os marinheiros, como também para brasileiros de todos os tempos, conforme será destacado na solenidade desta quinta-feira.
A segunda parte da cerimônia será dedicada à premiação dos alunos vencedores do concurso de redação Cisne Branco, promovido pela Marinha com objetivo de despertar nos jovens, pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao poder naval, poder marítimo, mar jurisdicional e história naval do Brasil. A iniciativa também visa estimular o desenvolvimento de uma mentalidade marítima no país e contou com palestras ministradas por oficiais da Marinha nas 11 instituições de ensino que participaram desta edição do concurso.
Deixe o seu comentário